Educação infantil, pandemia e cadernos didáticos: algumas reflexões
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RESUMO: A pandemia de Covid 19 impactou significativamente a vida e alterou de modo radical diferentes atividades humanas. Dentre as atividades afetadas temos as do campo educacional. A necessidade de isolamento social em 2020-2021 impôs severas restrições à convivência em espaços coletivos, e exigiu novas formas de organização da escola, assim como adoção de recursos e materiais didáticos alternativos. É neste cenário de tempos conturbados e desafiadores que insere essa pesquisa. Privilegia a análise de um material didático produzido e publicado em 2020 para o público da educação infantil, do Sistema Municipal de Educação de Vitória-ES. Trata-se da coleção de cadernos de atividades (1, 2 e 3) disponibilizados na plataforma digital Aprende Vix. Por meio de investigação qualitativa, realiza-se análise de enunciados que compõem os três cadernos de atividades, além de dados de entrevistas semi-estruturadas produzidas com profissionais da equipe responsável pela publicação. As análises visam apreender de que modo a linguagem matemática é abordada no conjunto do material didático referenciado. Com o suporte dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, as análises sinalizam que a linguagem matemática está explicitada no material de forma tímida, embora em várias tarefas pode ser identificada implicitamente. Palavras-chave: Educação infantil; Pandemia; Linguagem Matemática.
ABSTRACT: The Covid 19 pandemic has significantly impacted life and radically altered different human activities. Among the affected activities are those in the educational field. The need for social isolation in 2020-2021 imposed severe restrictions on coexistence in collective spaces, and required new ways of organizing the school, as well as the adoption of alternative resources and teaching materials. It is in this scenario of troubled and challenging times that this research is inserted. It privileges the analysis of didactic material produced and published in 2020 for the public of early childhood education, from the Municipal Education System of Vitória-ES. This is the collection of activity notebooks (1, 2 and 3) available on the digital platform Aprendi Vix. By means of a qualitative investigation, an analysis of statements that make up the three booklets of activities is carried out, in addition to data from semi-structured interviews produced with professionals from the team responsible for the publication. The analyzes aim to apprehend how mathematical language is addressed in the set of referenced didactic material. With the support of the assumptions of the Historical-Cultural Theory, the analyzes indicate that the mathematical language is explicit in the material in a timid way, although in several tasks it can be identified implicitly. Keywords: Child education; Pandemic; Mathematics Language.
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