A educação ambiental no ensino médio: uma investigação da prática docente nos municípios de Manhumirim e Alto Jequitibá, MG

Fraga, Kamila Freitas Sathler (2023)

Trabalho de conclusão de curso

A Educação Ambiental (EA) é um campo do fazer educativo diverso, que compreende múltiplas perspectivas, origens e conflitos em constante disputa. Identificam-se três macrotendências político-pedagógicas na EA brasileira: conservacionista, pragmática, derivada da primeira, e a crítica, que surge em oposição às duas últimas. O presente trabalho teve como objetivo investigar as práticas e percepção da EA de docentes que lecionam no segmento do Ensino Médio, nos municípios de Alto Jequitibá e Manhumirim, MG. Além disso, buscou-se verificar os desafios e potencialidades encontrados na implementação da EA e com qual das macrotendências as práticas docentes se aproximam. Para isso, foram entrevistados educadores(as) de escolas públicas e privadas dos municípios citados. Foi possível constatar que a EA é realizada pelo menos 3 vezes por ano, pelos docentes de diferentes disciplinas. Os maiores desafios encontrados são a falta de tempo, currículo e a formação adequada e grande parte das ações voltadas à EA são realizadas na forma de projetos dentro das instituições de ensino. Em relação à macrotendência político-pedagógica, destaca-se a Pragmática, atualmente hegemônica no campo da EA Brasileira.

Environmental Education (EE) is a field of diverse educational work which comprises multiple perspectives, origins and conflicts in constant dispute. Three political-pedagogical macrotrends are identified in Brazilian EE: conservationist, pragmatic, derived from the first, and critical, which arises in opposition to the last two. This study aimed to investigate the practices and perception of EE by teachers who teach in the high school segment in the municipalities of Alto Jequitibá and Manhumirim, MG. In addition, we sought to verify the challenges and potential found in the implementation of EE and which of the macrotrends the teaching practices approach. For this, educators from public and private schools in the aforementioned municipalities were interviewed. It was possible to verify that EA is carried out at least 3 times a year, by professors of different disciplines. The biggest challenges found are the lack of time, curriculum and adequate training and most of the actions aimed at EE are carried out in the form of projects within educational institutions. Regarding the political-pedagogical macrotrend, Pragmatics stands out, currently hegemonic in the field of Brazilian EE.


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