O projeto de “alfabetização científica no contexto de cidadania socioambiental” como contributo ao enraizamento da educação ambiental

Araújo, Sirlene Dias (2017)

Dissertação de mestrado

RESUMO: Desde a metade do século XX tem-se intensificado a discussão sobre a educação ambiental no mundo. No Brasil percebe-se que falta muito a ser feito para que a EA seja enraizada em todo o território nacional de forma que a população em sua totalidade esteja envolvida com essa prática. Em 1999 o Governo Federal promulgou a lei nº 9.795 que regula a Educação Ambiental no País e a partir daí têm surgido ações nessa direção. Esta pesquisa se propôs acompanhar as ações do Projeto Alfabetização Científica e Cidadania Socioambiental (ACCS) na Cidade de Vitória-ES durante o ano de 2016 e fazer o resgate histórico do Coletivo Educador Ambiental de Vitória ES (ColEduc-ES), o qual foi elaborado e implementado entre o final de 2006 a 2011. Ele serviu de inspiração para o Projeto ACCS, que se desenvolveu como Projeto de Pesquisa e Extensão, numa dinâmica de pesquisa-ação, cujo objetivo foi a formação de Agentes da Cidadania Socioambiental promotores da Alfabetização Científica em diálogo com os espaços não-formais de educação do município de Vitória. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, descritiva, do tipo Estudo de Caso, com a adoção da técnica de observação participante e, para registro e obtenção dos dados, utilizou-se o diário de bordo, as atividades desenvolvidas pelos cursistas, fquestionários e fotos, os quais foram analisados com base no método hermenêutico-dialético conforme propõe Minayo (2008). A partir da investigação e das análises feitas durante a pesquisa, construiu-se um relato sobre o Projeto ACCS que deu origem a um e-book como produto educacional, que contempla a trajetória no Projeto no período de 2013 a 2016, cujo propósito é contribuir para que educadores interessados em um processo formativo de Agentes da Cidadania Socioambiental nas mais diversas realidades tenham em mãos um material que possa servir de inpiração para as suas ações. A partir do histórico do ColEduc se proporcionou um olhar para a estrutura tanto teórica quanto prática desse projeto, facilitando a compreensão da estrutura do Projeto ACCS. Constatou-se que os espaços não-formais de educação aliados à formação de Educadores Ambientais, podem ser utilizados no sentido de promover a formação do cidadão crítico e alfabetizado cientificamente. Nesse processo, o indício de enraizamento da EA se deu por meio dos Projetos de Intervenção no Território apresentado ao final da formação de Educadores Ambientais, possibilitando que os participantes sejam agentes ativos desse enraizamento no território onde vivem.

ABSTRACT: Since the mid-twentieth century it has intensified the discussion on environmental education in the world. In Brazil it is perceived that the fault is made so that an AE is rooted in the whole national territory so that a person in its totality is executed with a practice. In 1999, the Federal Government enacted Law No. 9.795 that regulates Environmental Education in the Country and its activities in this direction. This research project and the activities at the Sociology and Socio-environmental Citizenship Project (ACCS) in the City of Vitória-ES during the year 2016 and make the historical rescue of the Environmental Education College of Vitória ES (ColEduc-ES), which was elaborated and implemented between the end of 2006 to 2011. It served as inspiration for the ACCS Project, which was developed as a Research and Extension Project, in a dynamic of action research, whose objective was the training of Citizens and Socio-environmental Agents promoters of Scientific Literacy in dialogue with non-formal spaces of education of the municipality of Vitória. This study is the use of the subject of the evaluation of the date of the study and the use of the study data in the use of the date from cursive and use the study study in the date. photos, with which they were based on the hermeneutic-dialectic method as proposed by Minayo (2008). From the research and research done during the research, an account was built on the ACCS Project that gave rise to an e-book as an educational product, which contemplates a trajectory in the Project in the Period from 2013 to 2016, this very nature is contribute to educators interested in a formative process of Socioenvironmental Citizenship Agents in the most different realities in a material that can serve the inspiration for actions. From the history of the College, the presentation of the structure of the ACCS project. The disciplines for the training of students in school education can not be critically promoted and scientifically literate. In this process, the sign of rooting of EA was through the Intervention Projects in the Territory presented at the end of the training of Environmental Educators, enabling students to behave more intensely than rooting in the territory where they live.


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