Gênero e sexualidade na escola : da educação legal à educação real

Brasil, Ana Paula (2017)

Dissertação de mestrado

RESUMO: Esta dissertação busca entender como as percepções de gênero e sexualidade se imbricam nas relações cotidianas entre docentes, técnicos/as vinculados/as à Diretoria de Ensino e os discentes do Ifes Campus Linhares. Buscou-se a triangulação dos dados com os três sujeitos da pesquisa para abarcar o máximo de descritores, explicação e compreensão do foco em estudo. Para tanto, foram explorados os seguintes momentos: pesquisa bibliográfica alinhada à perspectiva pós-estruturalista, com contribuições para a educação; observação da dinâmica escolar e das reuniões pedagógicas com o objetivo de registrar atitudes ou falas de conotação homofóbica ou sexista, sendo feitos em um diário de bordo; análise de registros escolares realizados pela Coordenadoria de Apoio ao Educando (CAE), de acordo com o Código de Ética e Disciplina do Corpo Discente do Ifes, a respeito de atos de indisciplina leve, mais especificamente, o descumprimento das normas regulamentadoras de uniforme; aplicação de questionários fechados aos participantes da pesquisa; realização de entrevista semiestruturada direcionada às/aos docentes e a integrantes dos coletivos Feminifes, Colorifes, Melanina e Icacheou, além de consultas às anotações das atividades e produções desenvolvidas por esses coletivos, tais como manifestos, adesivos de campanhas públicas, murais, cartazes, performances e rodas de conversa. O protagonismo das alunas e alunos, com suas histórias, lutas e experiências incomodou a noção de ética e estética de educadores/as que se posicionavam de modo conservador, repressor e violento, desconhecendo os ideais de inclusão. Os múltiplos olhares desta pesquisa permitem sugerir a criação de um espaço no Campus para discutir e problematizar as raízes histórico-culturais dos preconceitos ligados à diversidade sexual e de gênero; da afetividade e do prazer na esfera da sexualidade, para além da prevenção das DSTs/AIDS e gravidez precoce; do respeito à diversidade sexual e de gênero; do combate à cultura do estupro, associada ao patriarcalismo e ao machismo; do combate à violência contra adolescentes e jovens, em virtude de sua orientação sexual. Para a construção de estratégias de combate aos preconceitos e discriminações é fundamental que os/as educadores/as busquem o aprofundamento teórico-conceitual sobre gênero e sexualidade, considerando o caráter laico e público de um instituto federal. Nesse sentido, é preciso envolver os/as profissionais vinculados à Diretoria de Ensino do Ifes Campus Linhares – em especial os/as servidores/as técnicos/as administrativos/as –, em grupos de discussão que contemplem temas, como o combate ao sexismo e às fobias ligadas ao público LGBT, como preconizado pelo PDI do Ifes. A pesquisa constatou que mecanismos excludentes encontram-se presentes no cotidiano institucional, algumas vezes de forma sutil, outras vezes de forma tão violenta e grosseira, que são capazes de alterar a trajetória escolar de estudantes.

ABSTRACT: This dissertation tries to understand how the perceptions of gender and sexuality are interwoven in the daily relations between teachers, technicians linked to the Board of Education and students of Ifes Campus Linhares. We sought to triangulate the data with the three subjects of the research to cover the maximum descriptors, explanation and understanding of the study focus. To do so, the following moments were explored: bibliographical research aligned with the poststructuralist perspective, with contributions to education; observation of school dynamics and pedagogical meetings with the aim of registering attitudes or statements of homophobic or sexist connotation, being made in a logbook; analysis of school records conducted by the Coordination of Support to Educating (CAE), in accordance with the Code of Ethics and Discipline of the Student Body of Ifes, regarding acts of mild indiscipline, more specifically, noncompliance with uniform regulations; application of closed questionnaires to the research participants; semi-structured interview directed to teachers and members of the groups Femifes, Colorifes, Melanina and Icacheou, in addition to consultations with the annotations of the activities and productions developed by these collectives, such as manifestos, public campaign stickers, murals, posters, performances and talk wheels. The protagonism of the students and their stories, struggles and experiences bothered the notion of ethics and aesthetics of educators who were conservative, repressive and violent, ignoring the ideals of inclusion. The multiple perspectives of this research allow us to suggest the creation of a space in the Campus to discuss and problematize the historical-cultural roots of the prejudices linked to sexual and gender diversity; affection and pleasure in the sphere of sexuality, in addition to the prevention of STDs / AIDS and early pregnancy; respect for sexual and gender diversity; of combating the culture of rape, associated with patriarchy and machismo; of the fight against violence against adolescents and young people, because of their sexual orientation. For the construction of strategies to combat prejudice and discrimination, it is fundamental that educators seek a theoretical-conceptual understanding of gender and sexuality, considering the secular and public character of a federal institute. In this sense, it is necessary to involve professionals linked to the Teaching Board of Ifes Campus Linhares - especially the technical / administrative servers - in discussion groups that contemplate topics such as the fight against sexism and to phobias linked to the LGBT public, as advocated by the Ifes PDI. The research found that exclusionary mechanisms are present in institutional daily life, sometimes subtly, sometimes so violently and grossly, that they are capable of altering the students' academic trajectory.


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