Ensino de botânica: técnica de preservação de estruturas e sementes em cobertura de resina para coleções didáticas
Artigo
O Brasil é considerado o país mais biodiverso do planeta sendo o estudo das plantas necessário para assegurar o equilíbrio entre ecossistemas visto que, os vegetais são um dos principais responsáveis pela manutenção da vida na Terra. Apesar disto, percebe-se um distanciamento das pessoas em relação aos vegetais, fato que contribui para a falta de interesse pelo seu estudo. Neste processo é de extrema relevância a criação de metodologias e de ferramentas que contribuam para aproximar os educandos do material de estudo visto que, a Botânica é considerada uma disciplina de difícil assimilação. Isso se dá em função do emprego de termos considerados complexos e porque, na maioria das vezes, seu estudo se baseia apenas na teoria que constam nos livros didáticos. Nesse contexto, os portadores de Necessidades Educacionais Específicas (NEE) como cegos/baixa visão acabam ficando excluídos por não conseguirem ter contato com as estruturas botânicas. A resinagem pode ser utilizada como forma de preservação de estruturas vegetais a fim de criar um material didático lúdico que pudesse preservá-lo e incluir alunos NEE no processo de ensino aprendizagem de Botânica. Para tal, foram utilizados os seguintes materiais: resina poliéster, catalizador de resina poliéster, monômero para resina poliéster, supercola, fio de nylon, palitos de churrasco, colheres, recipientes plásticos descartáveis e estruturas botânicas de diferentes espécies vegetais coletadas através de pesquisas realizadas pelo Laboratório de Botânica do Ifes Campus de Alegre. A técnica empregada demonstrou ser eficiente devido à durabilidade e por preservar as características das estruturas botânicas utilizadas.
Brazil is considered the most biodiverse country on the planet, and the study of plants is necessary to ensure the balance between ecosystems since vegetation is one of the main factors responsible for sustaining life on Earth. However, there seems to be a disconnect between people and plants, which contributes to a lack of interest in studying them. In this process, it is extremely important to develop methodologies and tools that help to engage students with the study material, as Botany is considered a challenging discipline. This is due to the use of complex terms and the fact that, most of the time, its study is based solely on theoretical information found in textbooks. In this context, individuals with Specific Educational Needs (SEN) such as blind/low vision individuals end up being excluded because they cannot have contact with botanical structures. Resin casting can be used as a preservation method for plant structures in order to create an engaging educational material that could preserve them and include SEN students in the Botany teaching and learning process. For this purpose, the following materials were used: polyester resin, polyester resin catalyst, polyester resin monomer, superglue, nylon thread, barbecue sticks, spoons, disposable plastic containers, and botanical structures from different plant species collected through research conducted by the Botany Laboratory of Ifes Campus de Alegre. The technique employed proved to be effective due to its durability and ability to preserve the characteristics of the botanical structures used.
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