dc.contributor.advisor | Korres, Adriana Marcia Nicolau | |
dc.contributor.author | Alvarenga, Bruna Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2023-09-14T12:23:18Z | |
dc.date.available | 2023-09-14T12:23:18Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | ALVARENGA, Bruna Oliveira. Planilha digital para apoio à decisão para implantação de compostagem em instituições de ensino, 2023. 124 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Tecnologias Sustentáveis, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3650 | |
dc.description.abstract | RESUMO: O processo de compostagem destina os resíduos sólidos orgânicos de maneira sustentável e ambientalmente correta, não ocasionando impactos negativos ao meio ambiente. Essa prática valoriza a destinação dos resíduos orgânicos em instituições de ensino, com baixo custo na implantação, manutenção e fácil manuseio. Para que a compostagem seja implantada e mantida é necessário avaliação prévia das escolas, elencando pontos fundamentais a serem levantados, como tipo e quantidade de resíduos orgânicos, local, manutenção, dentre outros. Este trabalho teve como objetivo geral elaborar um produto tecnológico na forma de “Planilha digital para apoio à decisão para implantação de compostagem em instituições de ensino”, denominada como “Decida Compostar”, colaborando com o gerenciamento sustentável de resíduos orgânicos. As etapas metodológicas constituíram-se em: I) realizar a sensibilização a partir de palestras e oficinas; II) estudar a geração de resíduos sólidos orgânicos; III) relacionar orientações para separação e armazenamento de resíduos sólidos orgânicos; IV) divulgar a compostagem e propor materiais para composteiras; V) realizar junto a professores, alunos e colaboradores uma oficina prática para a montagem da composteira; VI) criar instrumento para apoio para implantação de compostagem por meio do software Microsoft Excel; VII) identificar tópicos relacionados com a sustentabilidade e composto orgânico a partir da coleta seletiva e da compostagem. Três oficinas foram ministradas para estudantes e professores, cada uma com duração de 1h40min. Os temas foram direcionados para sustentabilidade, coleta seletiva e compostagem, com percepção do ambiente educacional. Aplicou-se a metodologia investigativa para evidenciar os conhecimentos prévios e a metodologia ativa no âmbito da aprendizagem baseada em problemas. A investigação possibilitou propor ações sustentáveis, associando-as com a estrutura que a instituição de ensino oferece. As oficinas um e dois culminaram na produção de um “E-Book” disponível para aplicação em demais instituições de ensino e/ou empresas. A 3ª oficina tratou de montar uma composteira junto a alunos e professores, disponibilizando-a para instituição de ensino. Durante 15 dias, o levantamento da geração de resíduos sólidos orgânicos na cozinha da escola demonstrou a geração média de 148,785kg, considerando os três turnos de funcionamento, sendo servidas 9.978 refeições no período pesquisado. O instrumento criado apresenta formatação inteligente dividida em três etapas, com respostas pré-estabelecidas, onde o usuário pode marcar diferentes opções, e, ao final de cada pergunta, escolher a resposta que se adaptará à realidade da instituição de ensino, possibilitando entender suas condições físicas e pontuais. Ao final de cada etapa, um relatório será fornecido e materiais como, figuras ilustrativas e artigos estarão disponíveis. Na fase final, o instrumento foi aplicado, direcionando para o tipo de composteira a ser instalada, adotando o material de reúso, facilitando a locomoção, se necessário, estando disponível em local de fácil acesso, atendendo às demandas da instituição de ensino e dos responsáveis. Assim, conclui-se que o instrumento poderá ser aplicado a diversas instituições de ensino como forma de levantamento de aptidão e apoio à decisão para implantação e manutenção da atividade de compostagem em escolas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) | pt_BR |
dc.format.extent | 124 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Gestão ambiental | pt_BR |
dc.subject | Compostagem | pt_BR |
dc.subject | Resíduos sólidos | pt_BR |
dc.subject | Excel (Programa de computador) | pt_BR |
dc.subject | Resíduos orgânicos | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade e meio ambiente | pt_BR |
dc.title | Planilha digital para apoio à decisão para implantação de compostagem em instituições de ensino | pt_BR |
dc.type | dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Veronez, Fernanda Aparecida | |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.identifier.doi | 978-85-8263-739-5 | pt_BR |
dc.identifier.capes | 30004012071F1 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Tecnologias Sustentáveis | pt_BR |
ifes.researchArea | Tecnologias Sustentáveis em Meio Ambiente | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/6097069445228071 | pt_BR |
ifes.advisorco.lattes | http://lattes.cnpq.br/1626124273007258 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Pós-graduação em Tecnologias Sustentáveis | |
dc.contributor.member | Pires, Poliana Daré Zampirolli | |
dc.contributor.member | Costa, Helber Barcellos da | |
dc.contributor.member | Korres, Adriana Marcia Nicolau | |
dc.contributor.member | Veronez, Fernanda Aparecida | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/2573910356806391 | pt_BR |
ifes.member.orcid | https://orcid.org/0000-0001-9425-974X | pt_BR |
ifes.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0002-7882-3475 | pt_BR |
ifes.advisorco.orcid | https://orcid.org/0000-0002-9371-7662 | pt_BR |
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