Planilha digital para apoio à decisão para implantação de compostagem em instituições de ensino

Alvarenga, Bruna Oliveira (2023)

dissertação de mestrado

RESUMO: O processo de compostagem destina os resíduos sólidos orgânicos de maneira sustentável e ambientalmente correta, não ocasionando impactos negativos ao meio ambiente. Essa prática valoriza a destinação dos resíduos orgânicos em instituições de ensino, com baixo custo na implantação, manutenção e fácil manuseio. Para que a compostagem seja implantada e mantida é necessário avaliação prévia das escolas, elencando pontos fundamentais a serem levantados, como tipo e quantidade de resíduos orgânicos, local, manutenção, dentre outros. Este trabalho teve como objetivo geral elaborar um produto tecnológico na forma de “Planilha digital para apoio à decisão para implantação de compostagem em instituições de ensino”, denominada como “Decida Compostar”, colaborando com o gerenciamento sustentável de resíduos orgânicos. As etapas metodológicas constituíram-se em: I) realizar a sensibilização a partir de palestras e oficinas; II) estudar a geração de resíduos sólidos orgânicos; III) relacionar orientações para separação e armazenamento de resíduos sólidos orgânicos; IV) divulgar a compostagem e propor materiais para composteiras; V) realizar junto a professores, alunos e colaboradores uma oficina prática para a montagem da composteira; VI) criar instrumento para apoio para implantação de compostagem por meio do software Microsoft Excel; VII) identificar tópicos relacionados com a sustentabilidade e composto orgânico a partir da coleta seletiva e da compostagem. Três oficinas foram ministradas para estudantes e professores, cada uma com duração de 1h40min. Os temas foram direcionados para sustentabilidade, coleta seletiva e compostagem, com percepção do ambiente educacional. Aplicou-se a metodologia investigativa para evidenciar os conhecimentos prévios e a metodologia ativa no âmbito da aprendizagem baseada em problemas. A investigação possibilitou propor ações sustentáveis, associando-as com a estrutura que a instituição de ensino oferece. As oficinas um e dois culminaram na produção de um “E-Book” disponível para aplicação em demais instituições de ensino e/ou empresas. A 3ª oficina tratou de montar uma composteira junto a alunos e professores, disponibilizando-a para instituição de ensino. Durante 15 dias, o levantamento da geração de resíduos sólidos orgânicos na cozinha da escola demonstrou a geração média de 148,785kg, considerando os três turnos de funcionamento, sendo servidas 9.978 refeições no período pesquisado. O instrumento criado apresenta formatação inteligente dividida em três etapas, com respostas pré-estabelecidas, onde o usuário pode marcar diferentes opções, e, ao final de cada pergunta, escolher a resposta que se adaptará à realidade da instituição de ensino, possibilitando entender suas condições físicas e pontuais. Ao final de cada etapa, um relatório será fornecido e materiais como, figuras ilustrativas e artigos estarão disponíveis. Na fase final, o instrumento foi aplicado, direcionando para o tipo de composteira a ser instalada, adotando o material de reúso, facilitando a locomoção, se necessário, estando disponível em local de fácil acesso, atendendo às demandas da instituição de ensino e dos responsáveis. Assim, conclui-se que o instrumento poderá ser aplicado a diversas instituições de ensino como forma de levantamento de aptidão e apoio à decisão para implantação e manutenção da atividade de compostagem em escolas.


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