Metodologias ativas e ensino de história: uma proposta usando a aprendizagem baseada em problemas no curso técnico em comércio integrado ao ensino médio
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RESUMO: Apresentamos neste trabalho, um estudo eminentemente bibliográfico sobre o uso das metodologias ativas e tecnologias educacionais como recursos potencializadores do processo de ensino e aprendizagem da disciplina de História no curso Técnico em Comércio integrado ao Ensino Médio. Buscamos mapear os benefícios que o ensino desse componente curricular teria se as metodologias ativas fossem incorporadas efetivamente à prática educativa. Essa abordagem levou a uma contextualização que evidenciou as dificuldades dos professores em fazer uso desses recursos, mesmo depois de tanto tempo em que as metodologias ativas estão na pauta de discussão do meio acadêmico e têm recebido atenção das mantenedoras de ensino. Assim sendo, tornou-se necessária uma discussão teórica sobre essas metodologias ativas e o ensino de História, especialmente na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Como produto educacional resultado da pesquisa, apresentamos uma proposta de prática pedagógica a ser implementada no ensino de História em uma turma do terceiro ano do Técnico em Comércio Integrado ao Ensino Médio, cujo conteúdo a ser trabalhado é a formação do Estado, tendo como base toda discussão realizada e utilizando a Aprendizagem Baseada em Problemas como metodologia de ensino. Espera-se que os objetivos do ensino de História sejam alcançados, proporcionando participação ativa dos discentes no processo de ensino e aprendizagem, o que poderá ser averiguado por meio da avaliação processual e formativa de cada momento definido na proposta pedagógica
ABSTRACT: In this work, we present an eminently bibliographical study on the use of active methodologies and educational technologies as resources that enhance the teaching and learning process of the discipline of History in the Technical Course in Commerce integrated into High School. We sought to map the benefits that the teaching of this curricular component would have if active methodologies were effectively incorporated into educational practice. This approach led to a contextualization that highlighted the teachers' difficulties in making use of these resources, even after so long that active methodologies have been on the agenda of academic discussions and have received attention from teaching providers. Therefore, a theoretical discussion about these active methodologies and the teaching of History has become necessary, especially in Vocational and Technological Education (EPT). As an educational product resulting from the research, we present a proposal for a pedagogical practice to be implemented in the teaching of History in a third-year class of Técnico em Comércio Integrado ao Ensino Médio, whose content to be worked on is the formation of the State, based on all the discussion carried out and using Problem-Based Learning as a teaching methodology. It is expected that the objectives of teaching History will be achieved, providing active participation of students in the teaching and learning process, which can be verified through the procedural and formative evaluation of each moment defined in the pedagogical proposal.
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