A utilização das histórias em quadrinhos nas provas do Enem (1998-2022)
tcc
RESUMO: O presente trabalho objetivou analisar como são apresentadas as Histórias em Quadrinhos nas provas do ENEM de 1998 a 2022. Com base nas perspectivas teóricas de RAMOS (2009), que vê os quadrinhos como um hipergênero, grande rótulo que integra muitos gêneros que visam narrar, com as perspectivas os panoramas de Vergueiro e Ramos (2009) sobre os quadrinhos no ensino, é que nossa pesquisa foi concebida. Também abordamos as considerações de Massi (2017) sobre o ENEM sobre os hipergêneros quadrinhos nas provas de ENEM das pesquisas de Rodrigues (2022). A metodologia de pesquisa utilizada é bibliográfica, de caráter quantitativa (LAKATOS E MARCONI, 2016). O corpus do trabalho foi realizado através de uma análise das provas do ENEM 1998-2022, este contém 93 gêneros. Cada corpus apresentou dados sobre as HQs. A partir disso foi gerado a analise através de tabelas e gráficos. Nos resultados obtidos, contatamos o uso crescente dos Hipergêneros Quadrinhos nas questões das provas, e consequentemente, seu reflexo de aplicação no ensino. Podemos assim concluir que a inserção de diversos gêneros, como as HQs, são fundamentais nas salas de aula, principalmente por serem um aliado para o trabalho com diferentes áreas, levando em consideração que esses gêneros conseguem relacionam muito bem texto e contexto.
Redes Sociais