O uso da interdisciplinaridade e contextualidade em sala de aula : a prática da leitura nas aulas de matemática

Corrêa, Paulo Victor Moraes (2023)

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RESUMO: Muito tem se discutido sobre as novas formas de ensinar. Diversos educadores questionam e buscam alternativas no ensino, para que a Matemática, uma disciplina com alta complexidade e pouco aceita pelos alunos, seja mais interessante, atrativa e de fato que tenha sentido para eles. Um dos fatores que contribuem para o afastamento dos alunos na aprendizagem matemática é a dificuldade de interpretação em situações problemas, pois não conseguem identificar o que o problema está pedindo e quais estratégias devem tomar. Ao questionarem a educação tradicional, teóricos como Paulo Freire, Ubiratam D’ambrosio, Demerval Saviane, abrem possibilidades para novas metodologias que trazem o aluno como protagonista na relação ensino e aprendizagem. Assim, o contexto do aluno, seus interesses e anseios tomam destaque nos métodos utilizados, é nesse cenário que esse trabalho recorre a interdisciplinaridade e a contextualidade como proposta pedagógica pois contribui para a construção do conhecimento do aluno. Uma das formas de trabalhar a interdisciplinaridade e a contextualidade é a prática da leitura, permitindo uma aprendizagem mais prazerosa e eficaz. Entende-se que a utilização da leitura melhora na interpretação e também na escrita, pois o aluno reflete sobre seu próprio pensamento. Este trabalho tem como objetivo avaliar a importância da interdisciplinaridade e a contextualidade no ensino da matemática, bem como utilizar a leitura como prática pedagógica. A realização e o uso da leitura como instrumento de ensino é fundamental para que o aluno consiga aprender de outra forma, além de auxiliar na sua interpretação e reduzir a dificuldade na disciplina.


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