Show simple item record

História capixaba : uma proposta de ensino para a educação básica

dc.contributor.advisorSgarbi, Antonio Donizetti
dc.contributor.authorMedina, Aline Almeida de Jesus
dc.date.accessioned2023-09-12T12:18:29Z
dc.date.available2023-09-12T12:18:29Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationMedina, Aline Almeida de Jesus. História capixaba: uma proposta de ensino para a educação básica. 2023. 138 f. Dissertação (mestrado) – Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3639
dc.description.abstractRESUMO: O texto apresenta a pesquisa vinculada à linha de Práticas educativas em Ensino de Humanidades, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH). Nossa pesquisa empregou esforços em identificar e compreender como se dá a prática do ensino de História do Espírito Santo na Educação Básica. Em seguida, suscitaremos o seguinte questionamento: “Como o estudo da história local capixaba e a prática docente podem contribuir para o ensino e aprendizagem dos discentes, no percurso formativo da disciplina de História na Educação Básica do Estado do Espírito Santo, para que atenda às especificidades temporais da História do Espírito Santo Colônia (1535-1822) e Império (1822-1889)”. Como esforços parciais, foi realizada a pesquisa exploratória inicial com o uso de Forms Google (2021) e deste levantamento inicial foram extraídos subsídios para a produção do curso de formação inicial e/ou continuada intitulado O ensino da história capixaba no contexto escolar: discussões e práticas. O curso se deu de forma on-line entre os meses de julho a setembro de 2022. Com base nos elementos supracitados, buscamos entender em que medida a história local capixaba dialoga com a história nacional e global, colaborando para a formação de um cidadão consciente e atuante dentro da sociedade. Para tal, valemo-nos de estudiosos como Bittencourt (2008a; 2008b), Freire (1967; 1979; 1981; 1987; 1996), Rüsen (1992; 2001; 2007a; 2007b; 2015) e Schmidt (2005; 2007; 2012; 2017). Como aporte teórico de nossas discussões, utilizamos como metodologia do ensino a pedagogia libertadora de Freire e o ensino de história na perspectiva de Rüsen.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES)pt_BR
dc.format.extent138 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectHistória – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEspírito Santo (Estado) – Históriapt_BR
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.subjectPedagogia críticapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectHumanidadespt_BR
dc.titleHistória capixaba : uma proposta de ensino para a educação básicapt_BR
dc.typedissertação de mestradopt_BR
dc.contributor.advisor-coPinto, Sabrine Lino
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Espírito Santo (Ufes)pt_BR
dc.identifier.capes30004012072P5pt_BR
ifes.knowledgeAreaEnsino de Humanidadespt_BR
ifes.researchAreaPráticas Educativas em Ensino de Humanidadespt_BR
ifes.course.underposgraduateEnsino de Humanidades
dc.contributor.memberSgarbi, Antonio Donizetti
dc.contributor.memberPinto, Sabrine Lino
dc.contributor.memberCunha, Marcelo Durão Rodrigues da
dc.contributor.memberMerlo, Patrícia Maria da Silva


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record