História capixaba : uma proposta de ensino para a educação básica
dissertação de mestrado
RESUMO: O texto apresenta a pesquisa vinculada à linha de Práticas educativas em Ensino de Humanidades, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH). Nossa pesquisa empregou esforços em identificar e compreender como se dá a prática do ensino de História do Espírito Santo na Educação Básica. Em seguida, suscitaremos o seguinte questionamento: “Como o estudo da história local capixaba e a prática docente podem contribuir para o ensino e aprendizagem dos discentes, no percurso formativo da disciplina de História na Educação Básica do Estado do Espírito Santo, para que atenda às especificidades temporais da História do Espírito Santo Colônia (1535-1822) e Império (1822-1889)”. Como esforços parciais, foi realizada a pesquisa exploratória inicial com o uso de Forms Google (2021) e deste levantamento inicial foram extraídos subsídios para a produção do curso de formação inicial e/ou continuada intitulado O ensino da história capixaba no contexto escolar: discussões e práticas. O curso se deu de forma on-line entre os meses de julho a setembro de 2022. Com base nos elementos supracitados, buscamos entender em que medida a história local capixaba dialoga com a história nacional e global, colaborando para a formação de um cidadão consciente e atuante dentro da sociedade. Para tal, valemo-nos de estudiosos como Bittencourt (2008a; 2008b), Freire (1967; 1979; 1981; 1987; 1996), Rüsen (1992; 2001; 2007a; 2007b; 2015) e Schmidt (2005; 2007; 2012; 2017). Como aporte teórico de nossas discussões, utilizamos como metodologia do ensino a pedagogia libertadora de Freire e o ensino de história na perspectiva de Rüsen.
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