Show simple item record

Ensaio sobre as potencialidades das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem em engenharia

dc.contributor.advisorPereira, Ernandes de Oliveira
dc.contributor.authorLourenção, Jéssica Salomão
dc.date.accessioned2023-09-12T12:12:10Z
dc.date.available2023-09-12T12:12:10Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationLOURENÇÃO, Jéssica Salomão. Ensaio sobre as potencialidades das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem em engenharia. 2023. 30 f. TCC (Especialização) Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Venda Nova do Imigrante, Pós-Graduação em Práticas Pedagógicas para Educação Profissional e Tecnológica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3638
dc.description.abstractRESUMO: A maior parte das disciplinas dos cursos de engenharia são oriundas das ciências exatas, e por conta disso, possuem um alto grau de complexidade que favorecem a um alto índice de reprovação e, consequentemente, evasão nas disciplinas. É por conta disso, que a busca por novas metodologias de ensino que auxiliam na transmissão do conteúdo estão sendo analisadas, de forma a fornecer um melhor aproveitamento acadêmico dos alunos. Deste modo, este trabalho apresenta uma proposta de intervenção pedagógica utilizando as metodologias ativas de Sala de Aula Invertida juntamente com a metodologia de Experimentação para a aplicação do conteúdo de Tensão da disciplina de “Resistência dos Materiais”, com o objetivo de serem facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem, no contexto da educação profissional dos engenheiros. A proposta de intervenção pedagógica consiste em uma sequência didática de cinco aulas, contando com aulas práticas e teóricas e resolução de exercícios. Com essa proposta, espera-se diminuir a evasão dos alunos e o alto índice de reprovação na disciplina em questão, consequentemente, proporcionar motivação, aumentando a participação dos alunos na sala de aula e o rendimento na mesma.pt_BR
dc.format.extent33 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectEngenharia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectIntervenção pedagógicapt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectResistência dos materiaispt_BR
dc.titleEnsaio sobre as potencialidades das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem em engenhariapt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localVenda Nova do Imigrantept_BR
ifes.campusCampus_Venda_Nova_do_Imigrantept_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Espírito Santo (Ifes)pt_BR
ifes.course.underposgraduatePráticas Pedagógicas para Educação Profissional e Tecnológica
dc.contributor.memberGonçalves Junior, Elias Rocha
dc.contributor.memberLima, Hedlamar Fernandes Silva


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record