dc.contributor.advisor | Pereira, Ernandes de Oliveira | |
dc.contributor.author | Lourenção, Jéssica Salomão | |
dc.date.accessioned | 2023-09-12T12:12:10Z | |
dc.date.available | 2023-09-12T12:12:10Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | LOURENÇÃO, Jéssica Salomão. Ensaio sobre as potencialidades das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem em engenharia. 2023. 30 f. TCC (Especialização) Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Venda Nova do Imigrante, Pós-Graduação em Práticas Pedagógicas para Educação Profissional e Tecnológica, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3638 | |
dc.description.abstract | RESUMO: A maior parte das disciplinas dos cursos de engenharia são oriundas das ciências exatas, e por conta disso, possuem um alto grau de complexidade que favorecem a um alto índice de reprovação e, consequentemente, evasão nas disciplinas. É por conta disso, que a busca por novas metodologias de ensino que auxiliam na transmissão do conteúdo estão sendo analisadas, de forma a fornecer um melhor aproveitamento acadêmico dos alunos. Deste modo, este trabalho apresenta uma proposta de intervenção pedagógica utilizando as metodologias ativas de Sala de Aula Invertida juntamente com a metodologia de Experimentação para a aplicação do conteúdo de Tensão da disciplina de “Resistência dos Materiais”, com o objetivo de serem facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem, no contexto da educação profissional dos engenheiros. A proposta de intervenção pedagógica consiste em uma sequência didática de cinco aulas, contando com aulas práticas e teóricas e resolução de exercícios. Com essa proposta, espera-se diminuir a evasão dos alunos e o alto índice de reprovação na disciplina em questão, consequentemente, proporcionar motivação, aumentando a participação dos alunos na sala de aula e o rendimento na mesma. | pt_BR |
dc.format.extent | 33 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Engenharia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Intervenção pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Resistência dos materiais | pt_BR |
dc.title | Ensaio sobre as potencialidades das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem em engenharia | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Venda Nova do Imigrante | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Venda_Nova_do_Imigrante | pt_BR |
dc.contributor.institution | Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Práticas Pedagógicas para Educação Profissional e Tecnológica | |
dc.contributor.member | Gonçalves Junior, Elias Rocha | |
dc.contributor.member | Lima, Hedlamar Fernandes Silva | |
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