Show simple item record

A colagem na educação ambiental: uma proposta interdisciplinar

dc.contributor.advisorPereira, Ernandes de Oliveira
dc.contributor.authorCunha, Ana Carla da Silva Cardoso da
dc.date.accessioned2023-09-11T15:08:57Z
dc.date.available2023-09-11T15:08:57Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationANDERSEN, Hans Christian. A pequena vendedora de fósforos. Rio de Janeiro: Record, 1972. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2019. . Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília: MEC,2019a. . Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Temas ContemporâneosTransversais na BNCC: Proposta de Práticas de Implementação. Brasília: MEC, 2019a. . Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiroe quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998. BARBOSA, Ana M. T. B. A imagem no ensino da Arte: anos oitenta e novos tempos. 6 ed. São Paulo: Perspectiva, 2005. BUORO, Anamelia Bueno. Ensino da Arte: contribuições semióticas. REAMD, v. 5, n. 1, p. 156 - 174, 2021. COHEN, Renato. Performance como linguagem: criação de um tempo-espaço de experimentação. São Paulo: Perspectiva, 1989. FAZENDA, Ivani C. Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, 1994. ______. O que é interdisciplinaridade? 2 ed. São Paulo: Cortez, 2008. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed.São Paulo: Paz e Terra, 1996. . Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo:Editora UNESP, 2000. GUIMARÃES, Mauro. Educação Ambiental: no consenso um embate? Campinas: Papirus,2000. 39 HAPPINESS. Direção: Steve Cutts. Estados Unidos: Clip Studio Pro, 2017 (5min). Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=e9dZQelULDk > LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico- social dosconteúdos. Ed. 19. Coleção Educar. São Paulo: Edições Loyola, 2003. LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. 14ª edição, São Paulo: Cortez, 1999. MARTINS, Ligia Marcia. Os fundamentos psicológicos da pedagogia histórico- crítica e os fundamentos pedagógicos da psicologia histórico-cultural. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 130-143, 2013. MOREIRA, M.A. Teorias de aprendizagem. São Paulo: E.P.U. Ltda. Ed. 2, São Paulo, 2011. OLIVEIRA, Eloiza Silva Gomes. Adolescência, internet e tempo: desafios para a educação. Educar em Revista. n. 64, p. 283-298, 2017. PASSETTI, Dorothea Voegeli. Colagem: procedimento possível das artes e das ciências. XIII Congresso de Sociologia. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007. PRADO, Lucília Junqueira de Almeida. Fiz o que pude. Coleção Girassol. São Paulo:Moderna, 1995. ROCHA, Evandro Luiz e Silva Soares da. Gêneros textuais digitais e as atividades delinguagens em sala de aula. Revista de Letras e Humanidades, v. 8, n. 2, 2020, p. 239-249. SANTOS, Jeane dos; NICOLAU, Roseane B. Feitosa. O gênero curta metragem como objetode ensino e aprendizagem da leitura e da produção textual. In: ARANHA, S. D. G., SOUZA, F. M., eds. Práticas de ensino e tecnologias digitais. Campina Grande: EDUEPB, ColeçãoEnsino e Aprendizagem, v. 3, 2018, p. 181-212. VARGAS, Herom; SOUZA, Luciano de. A colagem como processo criativo: da arte moderna ao motion graphics nos produtos midiáticos audiovisuais. Revista Comunicação Midiática, v. 6, n. 3, p. 51-70, 2011. 40 VIEIRAS, Rosinei Ronconi. Educação Ambiental e biopotência como processos interconstituintes: potencializando outros modos de existência. 2017. 270 f. Tese (Doutoradoem Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2017. WAKE up call. Direção: Steve Cutts. Islândia: Gaia Foundation, 2014 (5min). Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=XhR_zKUn6jcpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3635
dc.description.abstractEsta pesquisa está inserida no contexto dos anos finais do ensino fundamental e tem como objetivo propor uma sequência didática envolvendo as disciplinas de Arte e Língua Portuguesa tendo a Educação Ambiental como elemento interdisciplinar. Para tanto, utilizamos como aporte teórico autores como Luckesi (1994), Libâneo (2003), Zabala (1998), Fazenda (1994; 2008), Saviani (1994), Martins (2013) Buoro (2021), Barbosa (2005). Caracteriza-se como pesquisa de campo. Dentre as técnicas de produção de dados escolhemos a observação participante através do registro no diário de campo. Nosso problema de pesquisa define-se a partir das seguintes questões: como a Educação Ambiental pode promover a interdisciplinaridade nos anos finais do ensino fundamental? De que forma os gêneros digitais podem potencializar a formação crítica dos estudantes? Como a Arte pode possibilitar a expressão crítica? A motivação dessa pesquisa deu-se em decorrência da constatação do aumento de propostas pedagógicas que envolvam a dimensão ambiental. Assim, pretendemos contribuir para fomentar mais propostas pedagógicas em educação ambiental contemplando as diversas disciplinas do currículo escolar a partir de uma perspectiva interdisciplinar. Acreditamos que a Educação Ambiental pode promover práticas interdisciplinares dado seu caráter transversal, contribuindo para a formação crítica dos estudantes. Nossa pretensão foi mostrar que é possível articular os conhecimentos específicos das diversas disciplinas com temáticas de interesse social.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectPráticas educativas – Formaçãopt_BR
dc.subjectMétodo de projeto no ensinopt_BR
dc.subjectEducação ambiental - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensino (Educação permanente)pt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.titleA colagem na educação ambiental: uma proposta interdisciplinarpt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.contributor.advisor-coLima, Hedlamar Fernandes Silva
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santopt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santopt_BR
ifes.course.undergraduatePós-graduação em Práticas Pedagógicas
ifes.course.underposgraduatePós-graduação em Práticas Pedagógicas
dc.contributor.memberVentorim, Kenia Olympia Fontan


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record