A colagem na educação ambiental: uma proposta interdisciplinar

Cunha, Ana Carla da Silva Cardoso da (2022)

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Esta pesquisa está inserida no contexto dos anos finais do ensino fundamental e tem como objetivo propor uma sequência didática envolvendo as disciplinas de Arte e Língua Portuguesa tendo a Educação Ambiental como elemento interdisciplinar. Para tanto, utilizamos como aporte teórico autores como Luckesi (1994), Libâneo (2003), Zabala (1998), Fazenda (1994; 2008), Saviani (1994), Martins (2013) Buoro (2021), Barbosa (2005). Caracteriza-se como pesquisa de campo. Dentre as técnicas de produção de dados escolhemos a observação participante através do registro no diário de campo. Nosso problema de pesquisa define-se a partir das seguintes questões: como a Educação Ambiental pode promover a interdisciplinaridade nos anos finais do ensino fundamental? De que forma os gêneros digitais podem potencializar a formação crítica dos estudantes? Como a Arte pode possibilitar a expressão crítica? A motivação dessa pesquisa deu-se em decorrência da constatação do aumento de propostas pedagógicas que envolvam a dimensão ambiental. Assim, pretendemos contribuir para fomentar mais propostas pedagógicas em educação ambiental contemplando as diversas disciplinas do currículo escolar a partir de uma perspectiva interdisciplinar. Acreditamos que a Educação Ambiental pode promover práticas interdisciplinares dado seu caráter transversal, contribuindo para a formação crítica dos estudantes. Nossa pretensão foi mostrar que é possível articular os conhecimentos específicos das diversas disciplinas com temáticas de interesse social.


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