Ensino de química ambiental usando como tema motivador a qualidade da água do Rio Itapemirim

Frade, João Vitor (2023-08-16)

tcc

RESUMO: Nos dias atuais, o ensino de química ambiental é um assunto desafiador para as escolas. A demanda por sustentabilidade na sociedade cresce a cada dia. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi propor uma forma de melhorar a compreensão desse conteúdo utilizando um tema motivador: a qualidade da água do Rio Itapemirim, no sul do ES. Utilizou-se de uma revisão histórica do rio e das cidades ao redor; e também foram expostos os conteúdos didáticos que podem ser ensinados relacionando-os ao tema motivador, como solubilidade de compostos, composição química de contaminantes, fotossíntese e assoreamento. Por fim, foi sugerida uma sequência didática a ser trabalhada com os alunos, e um modelo de questionário para avaliar a proposta nas escolas.

ABSTRACT: Nowadays, teaching environmental chemistry is a challenging matter for schools. The demand for sustainability in our society increases day by day. Therefore, the objective of this research was to propose a way to improve the understanding of this topic using a motivating theme: the water quality of Itapemirim River, in the south of ES, Brazil. It was provided an historic review of the river and the cities nearby; it was also exposed the didactic topics that can be taught relating them to the motivating theme, such as compounds solubility, chemical composition of contaminants, photosynthesis and silting up. At the end, it was suggested a didactic sequence to be dealt with the students, and a model questionnaire to evaluate this proposal in the schools.