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Contribuições da prática de atividades funcionais na perspectiva lúdica para inclusão de um aluno com necessidades educacionais especiais nas aulas de educação física

dc.contributor.advisorThiengo, Edmar Reis
dc.contributor.authorLourenção, Vagner
dc.date.accessioned2018-03-27T23:12:31Z
dc.date.available2018-03-27T23:12:31Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationLOURENÇÃO, Vagner. Contribuições da prática de atividades funcionais na perspectiva lúdica para inclusão de um aluno com necessidades educacionais especiais nas aulas de educação física. 2017. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/361
dc.description.abstractRESUMO: Os estudantes que não apresentam habilidades para práticas esportivas durante a aula de Educação Física, geralmente, são excluídos dessa ação pedagógica. A exclusão torna-se ainda mais evidente quando o aluno possui uma deficiência física e/ou limitação motora, que restringe sua participação em algumas atividades práticas de ensino. Além disso, essa condição pode limitá-lo a acessar espaços da escola devido às dificuldades impostas por barreiras arquitetônicas. Assim considerando, este estudo objetivou identificar possíveis contribuições da prática de atividade funcional, na perspectiva lúdica, para um aluno com Necessidades Educacionais Especiais – NEEs, visando melhorar suas condições motoras, promover sua autonomia e motivá-lo a participar das aulas de Educação Física. Dessa forma, a pesquisa teve como proposta desenvolver uma série de atividades funcionais, que envolveu jogos e brincadeiras de correr, saltar, chutar, arremessar, no intuito de despertar o imaginário do aluno, e dar oportunidade a ele de vivenciar novas experiências por meio da ludicidade, bem como estimular suas potencialidades e contribuir para melhorar sua qualidade de vida. O estudo utilizou elementos da pesquisa-ação e buscou, para isso, oferecer ao aluno um espaço de múltiplas vivências que pudesse provocar mudanças na realidade dele. A investigação foi realizada em uma escola da rede municipal de Aracruz-ES, tendo como sujeito da pesquisa o aluno cujo codinome é Pedrinho, que frequentou regularmente o 5º ano do ensino fundamental, em 2016. Os resultados obtidos pela pesquisa demonstram que a participação do aluno no projeto foi muito produtiva, tanto do ponto de vista da autonomia do sujeito ao melhorar, sobretudo, sua capacidade motora, quanto do comportamento, ao torná-lo um aluno mais estável, ativo e sociável. Para compartilhar as experiências e as atividades vivenciadas foi elaborado um produto educacional que dialoga com o foco da pesquisa. Nesse sentido, foram produzidos quatro fascículos do projeto “Incluir é o Caminho”, referentes a pequenas histórias contadas no formato de quadrinhos (envolvendo ficção e realidade) que relatam sucintamente a participação de Pedrinho no projeto.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: Students who do not present skills for sporting practices during Physical Education class are generally excluded from this pedagogical action. Exclusion becomes even more evident when the student has a physical disability and / or motor limitation, which restricts their participation in some practical teaching activities. In addition, this condition may limit you to access school spaces because of the difficulties imposed by architectural barriers. Thus, this study aimed to identify possible contributions of the practice of functional activity, in the ludic perspective, for a student with Special Educational Needs (NEEs), aiming to improve their motor conditions, promote their autonomy and motivate them to participate in Physical Education classes. In this way, the research had as a proposal to develop a series of functional activities, which involved games and games of running, jumping, kicking, throwing, in order to awaken the student's imagination, and give him the opportunity to experience new experiences through ludicity, as well as stimulate their potentialities and contribute to improve their quality of life. The study used elements of action research and sought to offer the student a space of multiple experiences that could bring about changes in his reality. The research was carried out at a school in the municipal network of Aracruz-ES, with the subject of the research being the student whose code name is Pedrinho, who regularly attended the 5th year of elementary school in 2016. The results obtained by the research show that the participation of the student in the project was very productive, both from the point of view of the subject's autonomy by improving, above all, his motor capacity, as well as his behavior, by making him a more stable, active and sociable student. In order to share experiences and activities, an educational product was developed that dialogues with the research focus. In this sense, four fascicles of the project "Include is the Way" were produced, referring to small stories told in comic format (involving fiction and reality) that succinctly report the participation of Pedrinho in the project.
dc.format.extent119 f.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEducação física - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação física para deficientespt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titleContribuições da prática de atividades funcionais na perspectiva lúdica para inclusão de um aluno com necessidades educacionais especiais nas aulas de educação físicapt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
ifes.campusCampus Vitória
ifes.underposgraduatePrograma de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática
dc.identifier.capes30004012002P7
ifes.knowledgeAreaEnsino de ciências e matemática


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