O uso da metodologia ativa aprendizagem baseada em problema no ensino de porcentagem no Proeja : uma revisão de literatura
tcc
RESUMO: O presente trabalho teve como foco a aprendizagem de porcentagem, valendo-se da metodologia ativa aprendizagem baseada em problemas com alunos do Ensino Médio articulado com o técnico - PROEJA. Teve como objetivo principal investigar de que forma a utilização da metodologia ativa aprendizado baseado em problemas no PROEJA pode facilitar a compreensão do conteúdo de porcentagem, entendendo-se por metodologias ativas as mudanças nos modelos, padrões ou paradigmas comumente utilizados nos processos de ensino e aprendizagem para estimular, motivar e engajar os estudantes, por meio de problemas e situações reais, levando-os a pensar sobre e para além, tornando-os responsáveis na construção do conhecimento, tendo o docente o papel de mediador deste processo. Dentre os objetivos específicos desta pesquisa pode-se descrever: abordar as metodologias ativas, destacando sua definição e seus benefícios no processo ensino-aprendizagem; destacar a metodologia ativa aprendizagem baseada em problema, a qual se refere a um método relevante que engloba a teoria e a prática dos conteúdos trabalhados, com destaque o de porcentagem; discutir a importância de se trabalhar com alunos do PROEJA a resolução de problemas cotidianos que envolvem a porcentagem e analisar os trabalhos encontrados na revisão de literatura, identificando convergências e concordâncias. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, com revisão de obras científicas (livros, artigos, sites, dicionários, periódicos e dissertações on-line, normas legislativas). Os resultados obtidos com este estudo nos levam a perceber quão é importante explorar as vivências dos alunos, contextualizando os conteúdos trabalhados, tornando a aprendizagem mais significativa, autônoma e participativa quando se fala em MA aprendizagem baseada em problemas. Conclui-se com este estudo que, ao levar o aluno a pensar numa solução para um caso concreto, é preciso que este estabeleça relações, conjecturas, soluções para o problema, o que o torna um aluno pensante.
ABSTRACT: The present work focused on percentage learning, using the active methodology based on problem-based learning with high school students articulated with the technician – PROEJA. Its main objective was to investigate how the use of the active methodology problem-based learning in PROEJA can facilitate the understanding of the percentage contente, understanding by active methodologies the changes in the models, patterns or paradigms commonly used in the teaching and learning processes to stimulate, motivate and engage students, through real problems and situations, leading them to think about and beyond, making them responsible for the construction of knowledge, with the teacher playing the role of mediator in this process. Among the specific objectives of this research, the following can be described: addressing active methodologies, highlighting their definition and their benefits in the teaching-learning process; highlight the active problem-based learning methodology, which refers to a relevant method that encompasses theory and practice of the contentes worked on, with emphasis on percentage; discuss the importance of working with PROEJA students to solve everyday problems involving percentages; and analyze the works found in the literature review, identifying convergences and agreements. The methodology used was bibliographical research, with a review of scientific Works (books, articles, websites, dictionary, online journals and dissertations, legislative standards) and a thorough literature review. The results obtained from this study lead us to realize how importante it is to explore the students’ experiences, contextualizing the contentes worked, making learning more meaningful, autonomous, and participatory when talking about MA problem-based learning. It’s concluded from this study that, when leading the student to think of a solution for a specific case, it’s necessery for him to establish relationships, conjectures, solutions to solve the problem, which makes him a thinking student.
Redes Sociais