Educação ambiental no ensino superior : uma análise do entendimento relativo as questões ambientais

Bendinelli, Patricia Vidigal (2017)

Dissertação de mestrado

RESUMO: O processo de degradação desenvolvido de forma alarmante nas últimas décadas vem provocando a necessidade de discussões que possibilitem aos sujeitos uma nova visão sobre o meio ambiente, as relações entre o homem e a natureza e, consequentemente, para a compreensão sobre o fazer da Educação Ambiental (EA). Diante disso, o presente trabalho objetivou analisar o entendimento dos participantes do Projeto “Semeando o Verde” em relação às questões ambientais, gerado por uma formação no ensino superior, baseada nos pressupostos da educação ambiental crítica. Além disso, buscou-se identificar as contribuições de uma proposta de intervenção, em um projeto de atividade complementar, para a formação de cidadãos, ajudando-os a compreender as implicações da relação Homem/Natureza nas questões ambientais. Para a análise, recorreu-se aos pressupostos teóricos da EA Crítica e da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), tendo como principais referenciais teóricos Dermeval Saviani e Vygotsky, em relação à PHC e psicologia históricocultural, e Carlos Frederico B. Loureiro e outros pesquisadores da área EA crítica/ transformadora. O projeto foi realizado no Ifes – Campus de Colatina e os sujeitos desta pesquisa foram 15 (quinze) alunos dos cursos superiores Tecnólogo em Saneamento Ambiental e Administração ofertados pelo Campus. Quanto à metodologia, adotou-se a abordagem qualitativa, com características de uma pesquisa-intervenção, valendo-se da perspectiva hermenêutico-dialética para análise dos dados colhidos ao longo da pesquisa: documentos, fotografias, observações, depoimentos, questionário e entrevistas. Os resultados revelaram que o conjunto de atividades realizadas pelo Projeto “Semeando o Verde”, que tem sua base pedagógica na Pedagogia Histórico-Crítica, mostraram a importância de se trabalhar a EA em consonância com os pressupostos da EA crítica. Os resultados, de forma geral, sugeriram que o projeto “Semeando o Verde” pode colaborar de forma satisfatória na formação de educadores ambientais na vertente crítica, desde que seja reorganizado em relação ao tempo de execução e à sistematização dos temas de discussão para que os alunos possam identificar problemas locais, discuti-los, identificando conflitos e necessidades do povo e as várias investidas do capital sobre o meio ambiente. Ressalta-se, a partir do desenvolvimento desta pesquisa, a necessidade de implementar nos cursos superiores, indo ao encontro do que está estabelecido no Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do Ifes, os pressupostos teóricos e discussões sobre a macrotendência crítica com vista à formação de cidadãos críticos e a transformação das lentes que lhes permitem ler o mundo. Ficou evidente, no caminhar da pesquisa, que trabalhar com a EA Crítica promovendo discussões e embasamento teórico sobre as questões problematizadas por essa vertente pode ser um caminho para superar as concepções ingênuas e ações isoladas de Educação Ambiental, ainda tão comuns no fazer educativo das escolas.

ABSTRACT: The process of degradation developed in an alarming way in the last decades has provoked the need of discussions that enable the subjects to have a new vision about the environment, the relationships between man and nature and consequently the understanding about the Environmental Education (EE). Therefore, the present study aimed to analyze the understanding of the participants about the “Sowing the Green” Project related to environmental issues, generated by a training in higher education based on the assumptions of critical environmental education (CEE). In addition, we sought to identify the contributions of an intervention proposal, in a complementary activity project, to develop citizens, helping them to understand the implications of the Man/Nature relationship on environmental issues. The analysis is based on the CEE and Historical-Critical Pedagogy (HCP) theories. The main references were: Dermeval Saviani and Vygotsky in relation to the HCP and historicalcultural psychology, Carlos Frederico B. Loureiro, and other researchers of the critical/transforming EE. The project was carried out at Ifes – Colatina Campus and the subjects of this research were 15 (fifteen) students of the superior courses, Technologist in Environmental Sanitation and Administration, offered by Ifes – Colatina Campus. As the methodology, it was opted to use the qualitative approach, with the characteristics of an intervention-research, taking the dialectic-hermeneutic perspective for the analysis of the data collected along the research: documents, photographs, observations, statements, questionnaire and interviews. The results showed that the set of activities carried out by the "Sowing the Green" Project, which has its pedagogical basis on Critical Historical Pedagogy, highlights the importance of being worked in accordance with the assumptions of critical EE. The results, in general, indicate that the "Sowing the Green" project can collaborate satisfactorily in training environmental educators in the critical area, since it is reorganized in relation to the execution time and to the systematization of the topics of discussion so that students may have the ability to identify local problems, discuss them, identify conflicts and the needs of the people and the various involvements of capital over the environment. From the development of this research, it is highlighted the need to implement the theoretical assumptions and discussions about the critical macro-trend towards the formation of citizens in the higher courses to meet what is established in the Ifes’ Institutional Pedagogical Project (IPP) and the transformation of the lens that allow them to “read” the world. It was evident, along the research, that working with the CEE, allowing interactions, discussions and theoretical basis on the issues posed by this aspect, can be a way to overcome the naive conceptions and isolated actions of EE, still so common in the educational practice of schools.