Metodologias ativas: concepções no contexto da educação profissional e tecnológica do Espírito Santo
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A discussão acerca das metodologias ativas e suas aplicabilidades na educação ganhou maior relevo nos últimos anos. É cada vez mais frequente a discussão sobre essas metodologias nos debates educacionais e os argumentos relacionam-se à potencialidade das metodologias ativas em tornar a educação mais atrativa e em seu poder de despertar a autonomia nos estudantes. O presente trabalho visa analisar a concepção de metodologias ativas utilizada na literatura produzida na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Estado do Espírito Santo. A pesquisa tem natureza qualitativa, do tipo revisão bibliográfica e teve sua coleta de dados realizada a partir do Repositório do Ifes no período de Fevereiro a Abril de 2023. O repositório do Ifes é um alocador das produções intelectuais da comunidade científica do Instituto Federal do Espírito Santo. O trabalho destaca as concepções de metodologias ativas utilizadas no contexto da educação profissional e tecnológica do Espírito Santo. Os resultados indicam que os autores compreendem metodologias ativas como estratégias que trazem mais autonomia e protagonismo aos estudantes e contribuem para uma aprendizagem mais significativa, que privilegie a reflexão, a prática e a solução de problemas. A partir da conclusão do estudo, foi possível identificar como pontos de confluência o período de realização das pesquisas e a associação entre metodologias ativas e tecnologias digitais. A maioria das produções analisadas foi desenvolvida no contexto da pandemia de COVID-19 e investigaram a forma como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e novas metodologias de ensino são potentes na garantia do acesso a uma educação efetiva.
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