Browsing Ciências Exatas e da Terra by Issue Date
Now showing items 21-30 of 30
-
Empoderamento docente e educação matemática crítica: em busca de uma prática educativa libertadora nos anos iniciais do ensino fundamental
(2022-02)Empoderamento docente é o termo que utilizamos para expressar um processo de conscientização em busca de uma prática educativa libertadora no âmbito de contextos formativos que discutem o ensino da matemática sob a ...
-
Um framework conceitual para a concepção de ecossistemas inteligentes de aprendizagem
(Vitória, 2022-02-16)Com o advento da cultura digital a partir do avanço da tecnologia, temos vivido um momento oportuno para flexibilizar nossas interações. No contexto educacional isso não é diferente. As escolas precisam de mecanismos para ...
-
Contagem de fibras em imagens de tomografia ultrassônica em matriz cimentária usando detecção de blobs
(Serra, 2022-08-10)RESUMO: Atualmente, na construção civil tem sido cada vez mais aplicadas tecnologias nas matrizes cimentícias para aumentar a sua capacidade de resistência. As fibras de reforço mais utilizadas são as de propileno, aço, ...
-
Utilizando aprendizado profundo na estimativa de profundidade monocular
(Serra, 2023)RESUMO: A estimativa de profundidade é uma tarefa fundamental e desafiadora na visão computacional, com implicações significativas em uma variedade de aplicações, incluindo a compreensão e reconstrução de cenas. A capacidade ...
-
Transforming Ontology-Based Conceptual Models into Relational Schemas
(Vitória, 2023)RESUMO: Apesar das contribuições relevantes da modelagem conceitual baseada em ontologias e do amplo uso de esquemas relacionais na implementação de bancos de dados, a combinação da modelagem conceitual baseada em ontologias ...
-
Formação-ação-reflexão de professores de cursos profissionalizantes para educação financeira por meio de um curso MOOC
(Vitória, 2023-02-16)O presente trabalho foi desenvolvido no programa de Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática – Educimat, no âmbito do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo, buscou analisar as contribuições de ...
-
From Continuous Software Engineering Reference Ontologies to the Integration of Data for Data-Driven Software Development
(Vitória, 2023-12-20)RESUMO: As organizações de software têm enfrentado vários desafios, como a necessidade de entregas mais rápidas, mudanças frequentes nos requisitos, menor tolerância a falhas e a necessidade de se adaptar aos modelos de ...
-
MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA E PARA A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA COM SUPORTE NOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA
(EdifesVila Velha, 2024)Mediante as experiências docentes e com apoio na literatura, vislumbra-se a modelagem matemática como alternativa metodológica para a Educação Infantil. Tem por objetivo discutir como a modelagem matemática na pré-escola ...
-
Usando quadrados, retângulos e polinômios : uma sequência didática para o estudo de funções quadráticas e o limite da taxa de variação de uma função polinomial
(Vitória, 2024)A presente dissertação propõe uma sequência didática cuja meta é ofertar um curso que parte das noções iniciais sobre produtos notáveis até limites aplicados a problemas de otimização. Tal sequência pode, com os devidos ...
-
Síntese e caracterização de complexos de cobalto com potencial para investigação da Tautomeria de Valência
(2024)RESUMO: Sistemas capazes de alternarem entre dois ou mais estados eletrônicos distintos pela ação de estímulos externos são de grande interesse para o desenvolvimento de materiais com propriedades específicas e aplicáveis ...
Redes Sociais