PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EXPERIMENTAIS PARA ENSINO DE QUÍMICA EM ALGUMAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE VILA VELHA

Malacarne, Gabriel Teixeira (2023)

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O presente trabalho se propôs a estudar a importância das metodologias de ensino voltadas para um aprendizado mais proativo pelos alunos sobre a disciplina de Química, por meio de aulas de campo em espaços de educação não formal e oportunizar o seu contato direto com fenômenos presentes em espaços além dos muros escolares inseridos no seu cotidiano. A pesquisa teve por objetivo propor a utilização de alguns espaços de educação não formal do município de Vila Velha, evidenciando suas potencialidades pedagógicas. Utilizou-se a partir de bibliografias específicas sobre o assunto, com a intenção de uma maior compreensão dos conhecimentos científicos, dando ênfase a valorização das aulas de campo, para vivenciar a teoria com a prática como meio de facilitador da aprendizagem. Na metodologia, foi aplicado uma entrevista semiestruturada com objetivo de uma coleta de dados detalhada, com docentes de ciências da natureza em escolas públicas estaduais de Vila Velha. Além disso, foi realizado um levantamento sobre possíveis espaços de educação não formal localizados no município de Vila Velha para sugerir às escolas formas de sua utilização para o ensino de Química. Portanto, foram planejadas práticas pedagógicas em colaboração com um docente da disciplina de Química da escola EEEFM Professor Geraldo Costa Alves que oferece Ensino Fundamental e Médio para comunidade local e adjacências do bairro de Soteco. Vale citar que as discussões apresentadas neste trabalho, teve-se como uma análise das respostas do questionário, na qual revelou um conhecimento seguro sobre o tema, porém há inúmeros entraves e percalços que impeçam a exploração de diversos temas através da utilização de espaços não formais, bem como transportes e o calendário escolar. Por conseguinte, foi possível o levantamento de dez possíveis espaços de educação não formal localizados no município de Vila Velha, que evidenciam o potencial de utilização destes com sugestão de práticas pedagógicas para o ensino de Química. As práticas planejadas foram materializadas em agosto de 2022 e maio de 2023 respectivamente em Laboratórios de Química do Campus Vila Velha do IFES, com a experimentação para a análise de íons cloretos e da dureza de amostras de diferentes tipos de águas colhidas em locais específicos. O desenvolvimento dos experimentos utilizando amostras de uso cotidiano permitiu uma aproximação da teoria com a prática, despertou o interesse dos alunos, facilitou o aprendizado do conteúdo abordado e indicou que o objetivo que norteou o plano de trabalho foi atingido.