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Potencialidades de um objeto de aprendizagem (OA) para o ensino de frações sob a ótica da teoria da cognição corporificada e dos critérios de avaliação de um OA

dc.contributor.advisorNascimento, Edilson Luiz
dc.contributor.authorZanon, Jéssica Mistura
dc.date.accessioned2023-08-28T14:34:34Z
dc.date.available2023-08-28T14:34:34Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationZANON, Jéssica Mistura. Potencialidades de um objeto de aprendizagem (OA) para o ensino de frações sob a ótica da Teoria da Cognição Corporificada e dos critérios de avaliação de um OA. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós Graduação Lato Sensu em Informática na Educação) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3594
dc.description.abstractNo contexto das discussões sobre os processos de aprendizagem matemática e o uso de tecnologias educacionais, apresentamos esta pesquisa que teve como objetivo geral investigar o processo de construção do conceito de fração a partir da interação com um Objeto de Aprendizagem (OA), sob a ótica da Teoria da Cognição Corporificada. É considerado um OA qualquer recurso digital utilizado como apoio à aprendizagem, que pode englobar os gráficos, demonstrações em vídeo, simulações interativas etc. (WILEY, 2000; TAROUCO et al., 2003; MERCADO, 2008). Concomitante, utilizou a Teoria da Cognição Corporificada com o intuito de compreender como os estudantes processam e integram o conhecimento, no contexto de manipulações, gestos com as mãos e movimentos com o corpo inteiro (TRAN; SMITH; BUSCHKUEHL, 2017), o que nos leva a compreender que as tecnologias podem se configurar como um potencial para o aprendizado, por meio da cognição corporificada. Sob uma abordagem qualitativa, na produção do material empírico utilizou-se de documentos referenciais e bibliográficos, observação e gravação de tela. Foi dividida em três etapas: i) estudo teórico envolvendo a Teoria da Cognição Corporificada e sobre OAs; ii) levantamento de OAs sobre frações; iii) aplicação dos OAs em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental. Consideramos que os OAs contribuíram significativamente para a construção de alguns conceitos sobre frações. Dos aspectos da Teoria da Cognição Corporificada, acreditamos que o uso de tecnologias pode se configurar como um potencial para o aprendizado, demonstrando que os movimentos corporais contribuíram para a apropriação do conceito de fração.pt_BR
dc.format.extent67 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectEnsino – meios auxiliarespt_BR
dc.subjectMatemática – estudo e ensino – fraçõespt_BR
dc.subjectObjetos de aprendizagempt_BR
dc.titlePotencialidades de um objeto de aprendizagem (OA) para o ensino de frações sob a ótica da teoria da cognição corporificada e dos critérios de avaliação de um OApt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7888526444943028pt_BR
ifes.course.underposgraduateInformática na Educação
dc.contributor.memberSilva, Leomario Ribeiro Maciel da
dc.contributor.memberCosta, Eberton Raider da
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/3936475268331055pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4705-4239pt_BR


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