Produção de celulose e fabricação de papel: uma intervenção pedagógica com enfoque CTS/CTSA

Scarpati, Rayane Julio da Silva (2023)

Dissertação de mestrado

O objetivo dessa investigação foi de estudar os aspectos teóricos e metodológicos de ensino e a perspectiva da educação CTS/CTSA no desenvolvimento de uma intervenção pedagógica estruturada nos “Três Momentos Pedagógicos” acerca da fabricação de papel e sua integração com as Ciências. A intervenção intitulada “Qual é o meu Papel?” foi desenvolvida com estudantes da primeira série do Ensino Médio de uma escola pública do Estado do Espírito Santo, localizada na cidade de Aracruz. Para fundamentação do material proposto utilizamos com referenciais norteadores: o ensino de ciências na abordagem temática freireana, o enfoque CTSA, a educação ambiental, a necessidade de contextualização.Tendo em vista a abrangência em torno da temática da produção de celulose e papel, propusemos com essa pesquisa uma possibilidade de integrar conceitos relacionados às ciências que fazem parte do cotidiano dos alunos e está presente na indústria instalada na região que culturalmente faz parte da vida dos moradores da cidade. Por esse motivo, percebemos a importância de uma abordagem que evidencie relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente na busca de uma formação cidadã mais crítica e emancipatória. Trata-se de uma investigação qualitativa, do tipo estudo de caso, cujos dados deverão ser produzidos a partir da interação dos participantes nas reuniões, gravação dos vídeos e áudios, trocas de experiências, utilização de ferramentas online e interativas e registros fotográficos dos momentos de encontro presencial. A intervenção aconteceu durante o período da pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2, Covid-19. Por esse motivo, houve algumas adaptações e limitações na aplicação da intervenção devido ao distanciamento social e aos protocolos de segurança. O uso de temas sociocientíficos inspirados na realidade dos estudantes promoveu um ambiente de aprendizado com a realização de atividades de pesquisa em grupo, uso de plataforma digitais para os encontros e interatividade, proporcionaram momentos de reflexão e compreensão crítica do processo. Por fim, foi construído um guia didático de ciências que possa orientar o trabalho de professores que se interessem em trabalhar essa temática como disciplina optativa ou como um projeto de ensino no Ensino Médio, independente da série.


Collections: