História ambiental e educação ambiental: contribuições, potencialidades e desafios para o ensino de História na educação profissional e tecnológica

Moreira, Daiana Junqueira (2023)

tcc

RESUMO: Esta pesquisa propõe um diálogo entre Ensino de História, História Ambiental e Educação Ambiental. Os estudos que compõem o referencial teórico ajudaram a fortalecer o debate sobre as mudanças climáticas e a compreensão humana sobre o Meio Ambiente nas sociedades atuais, buscando uma abordagem interdisciplinar entre as áreas do conhecimento, tais como a História, Geografia e Biologia. O objetivo central foi o desenvolvimento de uma proposta de prática pedagógica histórico-crítica para se trabalhar a História Ambiental com turmas do 2° ano do Ensino Médio da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Assim, buscamos avaliar as potencialidades de se trabalhar a História Ambiental e Educação Ambiental nas aulas de História, a fim de qualificar os estudantes em práticas sustentáveis e contribuir, portanto, para a formação de sua consciência histórica. Esta pesquisa pode ser classificada como exploratória, cuja metodologia baseou-se em uma revisão bibliográfica e pesquisa documental, na qual bibliografias pertinentes a temática ambiental e textos legislativos no âmbito federal foram analisados. Os resultados obtidos evidenciaram a importância do diálogo entre o ensino de História e Educação Ambiental para a construção de práticas pedagógicas efetivas, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência ambiental e a criação de experiências e expectativas de um futuro mais sustentável.

ABSTRACT: This research proposes a dialogue between History Education, Environmental History, and Environmental Education. The studies comprising the theoretical framework have helped strengthen the debate about climate change and human understanding of the environment in current societies, seeking an interdisciplinary approach among fields of knowledge such as History, Geography, and Biology. The central objective was to develop a proposal for a historical-critical pedagogical practice to work with Environmental History with 2nd-year students in Vocational and Technological Education. Thus, we aimed to evaluate the potential of working with Environmental History and Environmental Education in History classes, in order to equip students with sustainable practices and consequently contribute to the development of their historical consciousness. This research can be classified as exploratory, based on a bibliographic review and documentary research, where relevant literature on environmental issues and federal legislative texts were analyzed. The obtained results highlighted the importance of dialogue between History teaching and Environmental Education for the construction of effective pedagogical practices, contributing to the development of environmental awareness and the creation of experiences and expectations for a more sustainable future.


Collections: