Gerenciamento sustentável dos resíduos de áreas verdes em instituições de ensino : um estudo de caso do Ifes – campus Vitória

Pandini, Danieli Ribeiro (2023)

trabalho de conclusão de curso

RESUMO: O crescimento populacional nas cidades nas últimas décadas resultou em problemas causados pela falta de planejamento e uso desenfreado dos recursos naturais, incluindo a falta de áreas verdes em centros urbanos. Embora as áreas verdes sejam essenciais para o bem-estar dos cidadãos e para cumprir sua função ecológica, a gestão ineficiente e a grande geração de resíduos provenientes das podas de árvores e gramas são comuns. Este trabalho busca propor um gerenciamento sustentável para os resíduos das áreas verdes do Ifes – campus Vitória, a fim de contribuir para uma sociedade ambientalmente sustentável. A primeira etapa do estudo aborda uma revisão sistemática de literatura (RSL) para identificar os métodos já utilizados para gerenciamento e reaproveitamento de resíduos verdes gerados em instituições de ensino. Com o objetivo de selecionar as diversas publicações encontradas nas bases de dados Scopus e Google Acadêmico, elaborou-se uma string de busca e utilizou-se o método PRISMA para triagem dos documentos retornados pelas bases. No total, 14 documentos foram incluídos no estudo, atendendo a temática proposta. Deste total, 09 pesquisas indicam apenas a técnica de compostagem para reaproveitamento dos resíduos verdes. Na etapa de identificação de áreas verdes, foi possível verificar que o campus possui 13.718,75m² de áreas verdes, distribuídas em campo de futebol, jardins com grama e jardins sem grama. Na etapa de quantificação, através de uma série de pesagens de resíduos verdes gerados nas áreas verdes, foi possível realizar uma estimativa de geração anual desses resíduos. Os dados estimam uma geração aproximada de 12.194,4kg de resíduos verdes por ano no campus Vitória. Considerando a grande geração dos resíduos verdes, na última etapa do trabalho a compostagem foi indicada, visto seus benefícios e contribuição da aplicação da técnica no campus.

ABSTRACT: During recent decades, population growth in cities has resulted in problems caused by a lack of planning and unbridled use of natural resources, including the lack of green areas in urban centers. Although green areas are essential for the citizens' well-being and for fulfilling their ecological function, inefficient management and a large waste generation from pruning trees and grasses are common. This present work aims to propose a sustainable management for green areas waste from Ifes - Vitória campus green areas waste, in order to contribute to an environmentally sustainable society. The first stage of the study addresses a systematic literature review (SLR) to identify methods already used for management and reuse of green waste generated in educational institutions. In order to select the various publications found in the Scopus and Google Scholar databases, a search string was created and the PRISMA method was used to sort the documents returned by the databases. In total, 14 documents were included in the study, following the proposed theme. From this total, 09 researches indicate just the composting technique for the green waste reuse. In the identifying green areas stage, it was possible to verify that the campus has 13,718.75 m² of green areas, distributed in a soccer field, gardens with grass and gardens without grass. In the quantification stage, through a series of weighing of green waste generated in green areas, it was possible to accomplish an expectation of an annual waste generation. The data estimate an approximate generation of 12,194.4 kg of green waste per year on the Vitória campus. Considering the large generation of green waste, composting was indicated in the last stage of the work, given its benefits and the contribution of the application of the technique on campus.


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