dc.contributor.advisor | Oliveira, Roberto Carlos Farias de | |
dc.contributor.author | Lovato, Regilane Gava | |
dc.date.accessioned | 2023-08-25T18:17:32Z | |
dc.date.available | 2023-08-25T18:17:32Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | LOVATO, Regilane Gava. Leitura e produção de textos: uma proposta de trabalho para estudantes do curso técnico em recursos humanos. 2023. 22 f. Monografia (Especialização) - Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Cachoeiro de Itapemirim, Pós-Graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas para Educação Profissional e Tecnológica, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3589 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Este trabalho de conclusão de curso tem como objeto de estudo uma proposta de intervenção
em leitura e produção de textos empresariais para estudantes do curso técnico em recursos
humanos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O objetivo geral é dinamizar a leitura
e a produção de textos que circulam no ambiente de trabalho e os objetivos específicos são:
conhecer as estruturas e os objetivos dos textos selecionados para estudo; produzir textos desses
formatos com vistas a melhorar a comunicação nas empresas públicas e privadas e exercitar a
leitura e a produção de textos com base em sua situação de produção e funcionalidade. O
percurso metodológico, para essa proposta de intervenção, foi dividido em três momentos
(presencial, encontros síncronos e atividades assíncronas) com a realização de leitura e
discussão de textos, estudos de conceitos, apresentação de trabalhos, produção dos gêneros
aviso/comunicado, e-mail institucional, ofício e de texto dissertativo, além da gravação de
podcast, realizados de modo individual e coletivo. Para a escrita dos gêneros mencionados é
relevante abordar a estrutura e a finalidade de cada um, suas especificidades, função e público
a que deve ser direcionado. Os autores que embasaram este trabalho foram Chiavenatto (2000),
Costa Val (1991), Koch (2003), Marcuschi (2010), Palma (2004), Platão e Fiorin (2003),
Polônio (2013), Serra (2007) e Tomasi e Medeiros (2009). Com esse trabalho espera-se, ainda,
promover a reflexão e o debate acerca da importância dos estudos e das práticas de gêneros
textuais que colaboram para uma boa comunicação dentro e fora das empresas públicas e
privadas | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This course conclusion work has as its object of study a proposal for intervention in reading
and production of business texts for students of the technical course in human resources of
Professional and Technological Education (EPT). The general objective is to stimulate the
reading and production of texts that circulate in the work environment and the specific
objectives are: to know the structures and objectives of the texts selected for study; to produce
texts of these formats with a view to improving communication in public and private companies
and to exercise the reading and production of texts based on their production situation and
functionality. The methodological path for this intervention proposal was divided into three
moments (face-to-face, synchronous meetings and asynchronous activities) with the realization
of reading and discussion of texts, studies of concepts, presentation of works, production of the
genres warning/communication, institutional e-mail, craft and dissertation text, in addition to
the recording of podcasts, carried out individually and collectively. For the writing of the
mentioned genres it is relevant to address the structure and purpose of each one, its specificities,
function and audience to which it should be directed. The authors who supported this work were
Chiavenatto (2000), Costa Val (1991), Koch (2003), Marcuschi (2010), Palma (2004), Plato
and Fiorin (2003), Polonio (2013), Serra (2007) and Tomasi and Medeiros (2009). With this
work it is also hoped to promote reflection and debate about the importance of studies and
practices of textual genres that collaborate for good communication inside and outside public
and private companies | pt_BR |
dc.format.extent | 22 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
dc.subject | Comunicação Empresarial | pt_BR |
dc.subject | Produção de Textos | pt_BR |
dc.title | Leitura e produção de textos: uma proposta de trabalho para estudantes do curso técnico em recursos humanos | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Cachoeiro de Itapemirim | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Cachoeiro_de_Itapemirim | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/4504002788395605 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Pós-graduação em Práticas Pedagógicas para Educação Profissional e Tecnológica | |
dc.contributor.member | Oliveira Junior, Renato César | |
dc.contributor.member | Sobroza, Marcio Colodete | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/2977371038721111 | pt_BR |
Redes Sociais