Leitura e produção de textos: uma proposta de trabalho para estudantes do curso técnico em recursos humanos

Lovato, Regilane Gava (2023)

tcc

RESUMO: Este trabalho de conclusão de curso tem como objeto de estudo uma proposta de intervenção em leitura e produção de textos empresariais para estudantes do curso técnico em recursos humanos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O objetivo geral é dinamizar a leitura e a produção de textos que circulam no ambiente de trabalho e os objetivos específicos são: conhecer as estruturas e os objetivos dos textos selecionados para estudo; produzir textos desses formatos com vistas a melhorar a comunicação nas empresas públicas e privadas e exercitar a leitura e a produção de textos com base em sua situação de produção e funcionalidade. O percurso metodológico, para essa proposta de intervenção, foi dividido em três momentos (presencial, encontros síncronos e atividades assíncronas) com a realização de leitura e discussão de textos, estudos de conceitos, apresentação de trabalhos, produção dos gêneros aviso/comunicado, e-mail institucional, ofício e de texto dissertativo, além da gravação de podcast, realizados de modo individual e coletivo. Para a escrita dos gêneros mencionados é relevante abordar a estrutura e a finalidade de cada um, suas especificidades, função e público a que deve ser direcionado. Os autores que embasaram este trabalho foram Chiavenatto (2000), Costa Val (1991), Koch (2003), Marcuschi (2010), Palma (2004), Platão e Fiorin (2003), Polônio (2013), Serra (2007) e Tomasi e Medeiros (2009). Com esse trabalho espera-se, ainda, promover a reflexão e o debate acerca da importância dos estudos e das práticas de gêneros textuais que colaboram para uma boa comunicação dentro e fora das empresas públicas e privadas

ABSTRACT: This course conclusion work has as its object of study a proposal for intervention in reading and production of business texts for students of the technical course in human resources of Professional and Technological Education (EPT). The general objective is to stimulate the reading and production of texts that circulate in the work environment and the specific objectives are: to know the structures and objectives of the texts selected for study; to produce texts of these formats with a view to improving communication in public and private companies and to exercise the reading and production of texts based on their production situation and functionality. The methodological path for this intervention proposal was divided into three moments (face-to-face, synchronous meetings and asynchronous activities) with the realization of reading and discussion of texts, studies of concepts, presentation of works, production of the genres warning/communication, institutional e-mail, craft and dissertation text, in addition to the recording of podcasts, carried out individually and collectively. For the writing of the mentioned genres it is relevant to address the structure and purpose of each one, its specificities, function and audience to which it should be directed. The authors who supported this work were Chiavenatto (2000), Costa Val (1991), Koch (2003), Marcuschi (2010), Palma (2004), Plato and Fiorin (2003), Polonio (2013), Serra (2007) and Tomasi and Medeiros (2009). With this work it is also hoped to promote reflection and debate about the importance of studies and practices of textual genres that collaborate for good communication inside and outside public and private companies


Coleções: