dc.contributor.advisor | Lovatte, Adriana Padua | |
dc.contributor.author | Rocha, Vinicius Freitas | |
dc.date.accessioned | 2023-08-25T17:47:42Z | |
dc.date.available | 2023-08-25T17:47:42Z | |
dc.date.issued | 2023-07-11 | |
dc.identifier.citation | ROCHA, Vinicius Freitas. Desenvolvimento de uma aplicação web para promover um ambiente de aprendizagem colaborativa para os alunos do Laboratório de Matemática do IFES Campus Vitória. 2023. 48 f. (Trabalho de Conclusão de Curso em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Vitória, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3588 | |
dc.description.abstract | O laboratório de ensino de matemática (LEM) do campus Vitória do Ifes é responsável por
produzir diversos conteúdos didáticos para alunos e professores. Seu objetivo é oferecer
um ambiente propício para o ensino, pesquisa e extensão em matemática, oferecendo
equipamentos didáticos e comportando até 20 alunos simultaneamente. No entanto, os
conteúdos produzidos ficam restritos apenas aos integrantes do laboratório, ou seja, o
conhecimento de como produzir os experimentos fica limitado ao conhecimento pessoal
do professor ou aos poucos frequentadores do ambiente físico do LEM. Diante disso, este
trabalho teve como objetivo desenvolver o front-end, camada de software que representa a
interface de comunicação com o usuário, de um sistema web que está sendo criado para o
LEM, com o objetivo de aumentar o acesso aos conteúdos criados por mais alunos e outras
partes interessadas. O sistema faz parte do projeto de reestruturação e modernização
do LEM. O processo de desenvolvimento começou com uma discussão com as partes
interessadas para definir as funcionalidades do sistema. Em seguida, foram criados e
avaliados mockups com as partes interessadas. A implementação foi feita utilizando o
framework Vue.js e dividida em diversas entregas, que foram submetidas à avaliação
das partes interessadas. Por fim, o sistema foi implantado em um container docker
para distribuição da aplicação. Em resumo, este trabalho entrega o código fonte da
implementação e a imagem docker para distribuição em um ambiente docker, além de
atender a todos os requisitos propostos no levantamento de requisitos. A aplicação foi
desenvolvida para um laboratório de matemática, mas pode ser adaptado para ser usado
em outros laboratórios de ensino. | pt_BR |
dc.description.abstract | The Mathematics Teaching Laboratory (LEM) at Ifes Vitória campus is responsible for
producing various educational content for students and teachers. Its objective is to provide
a conducive environment for teaching, research, and extension in mathematics, offering
educational equipment and accommodating up to 20 students simultaneously. However,
the produced content is restricted only to the members of the laboratory, meaning that
the knowledge of how to produce the experiments is limited to the personal knowledge of
the professor or the few attendees of the physical LEM environment. In view of this, the
objective of this work was to develop the front-end, the software layer that represents the
user interface, of a web system being created for LEM, with the aim of increasing access to
the created content by more students and other interested parties. The system is part of
the LEM’s restructuring and modernization project. The development process began with
a discussion with the stakeholders to define the system’s functionalities. Next, mockups
were created and evaluated with the stakeholders. The implementation was done using the
Vue.js framework and divided into several deliveries, which were submitted for evaluation
by the stakeholders. Finally, the system was deployed in a Docker container for application
distribution. In summary, this work delivers the source code of the implementation
and the Docker image for distribution in a Docker environment, while meeting all the
proposed requirements in the requirements gathering. The application was developed for a
mathematics laboratory, but it can be adapted to be used in other teaching laboratories. | pt_BR |
dc.format.extent | 48 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento de software | pt_BR |
dc.subject | Fron-end | pt_BR |
dc.subject | Laboratório de Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de aplicação web front-end para promover um ambiente de aprendizagem colaborativa para os alunos do laboratório de matemática do Ifes campus Vitória | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Lovatte, Elvira Padua | |
dc.publisher.local | Serra | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Serra | pt_BR |
ifes.advisorco.lattes | http://lattes.cnpq.br/1113125281036408 | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Bacharelado em Sistemas de Informação | |
dc.contributor.member | Oliveira, Felipe Frechiani | |
dc.contributor.member | Gomes, Alessandro Bermudes | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/4784366298051203 | pt_BR |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/1403241645360917 | pt_BR |
ifes.advisor.orcid | http://lattes.cnpq.br/1113125281036408 | pt_BR |
Redes Sociais