Desenvolvimento de aplicação web front-end para promover um ambiente de aprendizagem colaborativa para os alunos do laboratório de matemática do Ifes campus Vitória
tcc
O laboratório de ensino de matemática (LEM) do campus Vitória do Ifes é responsável por produzir diversos conteúdos didáticos para alunos e professores. Seu objetivo é oferecer um ambiente propício para o ensino, pesquisa e extensão em matemática, oferecendo equipamentos didáticos e comportando até 20 alunos simultaneamente. No entanto, os conteúdos produzidos ficam restritos apenas aos integrantes do laboratório, ou seja, o conhecimento de como produzir os experimentos fica limitado ao conhecimento pessoal do professor ou aos poucos frequentadores do ambiente físico do LEM. Diante disso, este trabalho teve como objetivo desenvolver o front-end, camada de software que representa a interface de comunicação com o usuário, de um sistema web que está sendo criado para o LEM, com o objetivo de aumentar o acesso aos conteúdos criados por mais alunos e outras partes interessadas. O sistema faz parte do projeto de reestruturação e modernização do LEM. O processo de desenvolvimento começou com uma discussão com as partes interessadas para definir as funcionalidades do sistema. Em seguida, foram criados e avaliados mockups com as partes interessadas. A implementação foi feita utilizando o framework Vue.js e dividida em diversas entregas, que foram submetidas à avaliação das partes interessadas. Por fim, o sistema foi implantado em um container docker para distribuição da aplicação. Em resumo, este trabalho entrega o código fonte da implementação e a imagem docker para distribuição em um ambiente docker, além de atender a todos os requisitos propostos no levantamento de requisitos. A aplicação foi desenvolvida para um laboratório de matemática, mas pode ser adaptado para ser usado em outros laboratórios de ensino.
The Mathematics Teaching Laboratory (LEM) at Ifes Vitória campus is responsible for producing various educational content for students and teachers. Its objective is to provide a conducive environment for teaching, research, and extension in mathematics, offering educational equipment and accommodating up to 20 students simultaneously. However, the produced content is restricted only to the members of the laboratory, meaning that the knowledge of how to produce the experiments is limited to the personal knowledge of the professor or the few attendees of the physical LEM environment. In view of this, the objective of this work was to develop the front-end, the software layer that represents the user interface, of a web system being created for LEM, with the aim of increasing access to the created content by more students and other interested parties. The system is part of the LEM’s restructuring and modernization project. The development process began with a discussion with the stakeholders to define the system’s functionalities. Next, mockups were created and evaluated with the stakeholders. The implementation was done using the Vue.js framework and divided into several deliveries, which were submitted for evaluation by the stakeholders. Finally, the system was deployed in a Docker container for application distribution. In summary, this work delivers the source code of the implementation and the Docker image for distribution in a Docker environment, while meeting all the proposed requirements in the requirements gathering. The application was developed for a mathematics laboratory, but it can be adapted to be used in other teaching laboratories.
Redes Sociais