Show simple item record

Cultura digital no curso técnico em comércio: análise das práticas pedagógicas para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa

dc.contributor.advisorDemuner, Aline da Silvapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Luciléa de Jesus André dept_BR
dc.date.accessioned2023-08-24T18:13:10Zpt_BR
dc.date.available2023-08-24T18:13:10Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.citationOliveira, Luciléa de Jesus André de. Cultura digital no curso técnico em comércio: análise das práticas pedagógicas para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa. (TCC de especialização) Pós-Graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas para a Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Linhares, 56 f., 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3584pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa objetiva analisar a contribuição das práticas pedagógicas desenvolvidas no componente curricular Cultura Digital no curso técnico em Comércio para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa. Neste sentido, vem ocorrendo mudanças na educação que impõe o desafio de repensar as práticas pedagógicas com a intenção de proporcionar oportunidades de aprendizado enriquecedor e relevante para os estudantes. As estratégias pedagógicas utilizadas no ensino técnico são indispensáveis para a consolidação do conhecimento, utilizando estratégias diversificadas para ampliar as possibilidades e aprofundar as competências necessárias para a atuação no mundo de trabalho. Para esse fim, a proposta de intervenção pedagógica foi construída para ser aplicada com os estudantes da 2ª série do Ensino Médio Integrado em Comércio. Dentre os conteúdos estabelecidos na ementa do componente curricular Cultura Digital, disponibilizado no Plano de Curso do Ensino Médio Integrado em Comércio, foi escolhido o conteúdo de Rede de computadores, com a utilização da metodologia da aprendizagem por Pares e atividades práticas. É pertinente ressaltar que será realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, analisando a contribuição de vários autores, tendo como método de coleta de dados a observação das aulas práticas e aplicação de questionário no Google Forms. Portanto, fica evidente com a realização dessa pesquisa que a prática pedagógica deve pautar-se em uma atividade educativa, consciente e participativa, com habilidade s e competências necessárias à formação integral dos estudantes, frente às exigências do mundo tecnológico.pt_BR
dc.format.extent56 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicas; Aprendizagem Significativa; Cultura Digital.pt_BR
dc.titleCultura digital no curso técnico em comércio: análise das práticas pedagógicas para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativapt_BR
dc.typetccpt_BR
ifes.campusCampus_Linharespt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Espírito Santo (ifes)pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Linharespt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6841855292424284pt_BR
ifes.course.underposgraduatePós-Graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas para a Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.contributor.memberMoraes, Nágila de Fátima Rabelopt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/4268072401843876pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record