dc.contributor.advisor | Demuner, Aline da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Luciléa de Jesus André de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-24T18:13:10Z | pt_BR |
dc.date.available | 2023-08-24T18:13:10Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Oliveira, Luciléa de Jesus André de. Cultura digital no curso técnico em comércio: análise das práticas pedagógicas para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa. (TCC de especialização) Pós-Graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas para a Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Linhares, 56 f., 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3584 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa objetiva analisar a contribuição das práticas pedagógicas desenvolvidas no componente curricular Cultura Digital no curso técnico em Comércio para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa. Neste sentido, vem ocorrendo mudanças na educação que impõe o desafio de repensar as práticas pedagógicas com a intenção de proporcionar oportunidades de aprendizado enriquecedor e relevante para os estudantes. As estratégias pedagógicas utilizadas no ensino técnico são indispensáveis para a consolidação do conhecimento, utilizando estratégias diversificadas para ampliar as possibilidades e aprofundar as competências necessárias para a atuação no mundo de trabalho. Para esse fim, a proposta de intervenção pedagógica foi construída para ser aplicada com os estudantes da 2ª série do Ensino Médio Integrado em Comércio. Dentre os conteúdos estabelecidos na ementa do componente curricular Cultura Digital, disponibilizado no Plano de Curso do Ensino Médio Integrado em Comércio, foi escolhido o conteúdo de Rede de computadores, com a utilização da metodologia da aprendizagem por Pares e atividades práticas. É pertinente ressaltar que será realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, analisando a contribuição de vários autores, tendo como método de coleta de dados a observação das aulas práticas e aplicação de questionário no Google Forms. Portanto, fica evidente com a realização dessa pesquisa que a prática pedagógica deve pautar-se em uma atividade educativa, consciente e participativa, com habilidade s e
competências necessárias à formação integral dos estudantes, frente às exigências do mundo tecnológico. | pt_BR |
dc.format.extent | 56 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Práticas Pedagógicas; Aprendizagem Significativa; Cultura Digital. | pt_BR |
dc.title | Cultura digital no curso técnico em comércio: análise das práticas pedagógicas para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Linhares | pt_BR |
dc.contributor.institution | Instituto Federal do Espírito Santo (ifes) | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Linhares | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/6841855292424284 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Pós-Graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas para a Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.contributor.member | Moraes, Nágila de Fátima Rabelo | pt_BR |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/4268072401843876 | pt_BR |
Redes Sociais