dc.identifier.citation | CANIÇALI, Thales Vieira; SFALSIN, Vitor Liuth. Análise do desempenho térmico via simulação computacional de uma câmara de combustão de turbina a gás. 2021, 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica). Instituto Federal do Espírito Santo, Aracruz, ES, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O crescimento do uso de turbinas a gás em aviões, navios, trens, automóveis e outras
aplicações, fez com esse mecanismo seja amplamente desenvolvido ao redor do
mundo, porém, no Brasil, ainda não há muitos estudos devido aos altos custos. Assim,
visando aumentar conhecimento na área, foi desenvolvido um estudo onde foi
utilizado uma turbina a gás em escala laboratorial de baixo custo, adquirida pela
instituição de ensino. Esse equipamento é adaptado a partir de um turbocompressor
automobilístico, dessa forma é possível realizar análises e estudos práticos de
funcionamento de uma turbina a gás e sua câmara de combustão. O objetivo foi
realizar uma análise de desempenho térmico via simulação computacional, na qual foi
obtido mapas de distribuição de temperatura em diferentes situações, tanto na
coordenada polar como na coordenada cartesiana. A partir de estudos foi definido que
os parâmetros que estariam envolvidos na análise seriam a espessura da parede da
câmara de combustão, a vazão de ar, e o material de fabricação da câmara. Foram
utilizadas as espessuras de 1,5, 3 e 6mm, a vazão de projeto e a vazão de 0,8Kg/s, e
os materiais utilizados foram o Hastelloy B-2, o Haynes 188 e o Inconel 617. Para isso
se fez necessário o uso de um método numérico no qual foram utilizadas as equações
de diferenças finitas. Após a definição dos nós e o desenvolvimentos das equações
foram utilizados três softwares, Visual Studio Code, OriginPro e o Ansys, o primeiro,
afim de obter as temperaturas e os outros dois, os mapas de temperaturas. A partir
da análise foi possível constatar que uma maior espessura acarreta em um maior
gradiente de temperatura, ao passo que para a espessura de 3mm é obtido uma
distribuição mais homogênea de temperatura. Em relação a vazão, para 0,8Kg/s,
foram obtidas maiores temperaturas máximas para todas situações, 1,5, 3 e 6mm. Por
fim, em relação ao material, foi possível observar que quanto maior o valor do
coeficiente de condutividade, mais homogênea é a distribuição de temperatura. | pt_BR |
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