Sala de aula invertida : proposta de intervenção nas salas de aula de matemática do ensino médio

Bravim, Josias Dioni (2017)

Dissertação de mestrado

RESUMO: O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, cada vez mais frequente, possibilitou o crescimento da educação a distância e seu desdobramento: o Ensino Híbrido, apontado como futuro lógico da educação. Esta pesquisa de cunho qualitativo, prestou-se a investigar as contribuições da implementação da Sala de Aula Invertida, um modelo do Ensino Híbrido, na EEEFM Rômulo Castello, localizada no município de Serra, no que tange à apropriação do conceito de função. O método foi adotado junto aos alunos de uma turma da primeira série do Ensino Médio no turno matutino, com a utilização da plataforma Moodle e de um aplicativo de comunicação instantânea. A coleta de dados foi realizada com a utilização de questionário, avaliações presenciais e online e observações da participação em sala e online, que serão analisados à luz das teorias de Sfard, Tori, Valente e Vigotski. Assumimos ainda que a tecnologia deve ser aliada à educação para potencializar o aprendizado crítico e útil à vida na atual sociedade, colocar o aluno no foco do trabalho e o tornando parte ativa de sua própria aprendizagem. Observamos a dificuldade do uso da tecnologia na escola, no que se refere às condições dos equipamentos e a resistência dos alunos quanto ao uso da plataforma Moodle, preferindo outras formas de interação virtual e a necessidade de se inserir as tecnologias digitais desde o Ensino Fundamental. O livro “Força Bruta”, desenvolvido para esta pesquisa, juntamente com as videoaulas contribuíram para a compreensão do conceito de Função, sendo estes fatores determinantes para a ampliação dos estudos fora do tempo e espaço escolares. Essa metodologia contribuiu para o aumento do tempo de estudos em casa. A interação entre os indivíduos possibilitou melhora na autoconfiança e proatividade dos alunos, contribuindo, em geral, para um desempenho melhor nas avaliações. Finalmente, este trabalho contribui no sentido de compreender melhor as metodologias híbridas, apontando possibilidades de trabalhos em turmas do Ensino Médio e as barreiras ainda existentes que, em algum grau, dificultam sua implementação.

ABSTRACT: The use of Information and Communication Technologies, increasingly frequent, allowed the growth of e-learning and its unfolding: Blended Learning, which is a logical future of education. This qualitative research was used to investigate the contributions of the implementation of the Flipped Classroom, a Blended Learning model, in EEEFM Rômulo Castello, located in Serra-ES, regarding the appropriation of the concept of function. The method was adopted by the students in the first year of high school who study in the morning, using the Moodle platform and an instant communication software. Data collection was carried out using online questionnaires and evaluations, observations of classroom and online participation, which will be analyzed based on Sfard, Tori, Valente and Vygotsky's learning theory. We also assume that technology must be combined with education to enhance critical and useful learning in today's society, to place the student in the focus of work and to become an active part of his or her own learning. We observed the difficulty of using the technology in the school, regarding the conditions of the equipment and the students' resistance to the use of the Moodle platform, preferring other forms of virtual interaction and the need to insert the digital technologies from Elementary School. The book Força Bruta, written for this research, and the video classes contributed to the understanding of the concept of Function, both a determining factor for the expansion of studies outside of school time and space. The methodology studied by this research contributed to increase the time of study at home. The interaction among students using the technology provided resulted in an improvement of their self-confidence and proactivity, therefore there was better results on evaluations . Finally, this work contributes to a better understanding of the Blended Learning methodologies which provides ideas of different techniques to work in high school classes and the existing barriers which to some degree hinder their implementation.


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