Metodologia ativa aplicada ao ensino de engenharia utilizando modelos produzidos a partir da impressão 3D
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A manufatura aditiva, através das impressões 3D, tem se tornado uma ferramenta de trabalho fundamental nos ambientes de ensino seja nas escolas ou nas universidades, transformando esses espaços com a materialização de projetos de professores e alunos. Após a abertura do espaço maker dentro do campus Cariacica as impressoras 3D têm sido cada vez mais utilizadas em disciplinas do curso de engenharia de produção, elas materializam diversos tipos de protótipos para as aulas e o estabelecem o fundamento empreendedor no perfil de engenheiro de produção. Desta forma, o presente trabalho buscou como escopo criar, modelar, imprimir e testar um kit educacional que simula células unitárias de estruturas cristalinas em situações e ambiente reais de aula, de modo a analisar a aplicabilidade, funcionalidade e qualidade deste produto, enquanto ferramenta de ensino e práticas. Desse modo, este trabalho resultou na criação de protótipos educacionais sobre o conteúdo estudado nos tópicos de estruturas cristalinas, que abrange objetos em formatos com geometria espacial, com objetivo de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem com um mecanismo estratégico de desenvolvimento do conhecimento, a fim de facilitar e estimular o envolvimento do aluno e, consequentemente, uma maior assimilação dos conteúdos em sala de aula. Ao final, concluiu-se pela demanda, pertinência, aplicabilidade e validação do kit, como substancial ferramenta didático-pedagógica de vivências, práticas e aprendizagens.
- Engenharias719
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