dc.contributor.advisor | Silva, Sandra Aparecida Fraga da | |
dc.contributor.author | Jardim, Maria das Dores Soares Damaceno | |
dc.date.accessioned | 2023-08-22T20:38:16Z | |
dc.date.available | 2023-08-22T20:38:16Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | Jardim, Maria das Dores Soares Damaceno. Adaptação pedagógica e elaboração de materiais didáticos no ensino de matemática para aluno com transtorno do espectro autista. 2023. 42 f. Monografia (Graduação) - Licenciatura em Matemática, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3575 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Esta pesquisa é resultado de um trabalho de conclusão de curso que objetiva
descrever o que diferentes autores apontam sobre adaptações pedagógicas e
apresentar experiências com uso de materiais didáticos que permitem trabalho com
matemática para inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (TEA).
Busca inicialmente compreender autores que abordam sobre inclusão, autismo e
adaptação pedagógica. Trata de uma pesquisa que na primeira etapa foi
bibliográfica para compreender a questão da adaptação pedagógica e num segundo
momento apresenta uma experiência a partir da inserção no estágio não
supervisionado com trabalho de ensino de matemática para um aluno autista de uma
turma de 3º ano de uma escola municipal de Vitória. Desta forma, com base no
estudo, descobriu-se que a adaptação curricular representa possibilidades
educativas de lidar com as dificuldades de aprendizagem dos alunos em questão.
Adaptações e materiais didáticos, auxiliam no processo de ensino e são essenciais
para atender às necessidades dos alunos com autismo. Portanto, pode-se concluir
que existe uma demanda de discussão sobre a necessidade de ajustes curriculares
quando os autistas são integrados em instituições de ensino. Os resultados apontam
que a professora precisou estar atenta às necessidades específicas de cada aluno
para buscar materiais didáticos específicos para cada objetivo, no caso desta
pesquisa, para o ensino de números, agrupamentos e sistema de numeração
decimal. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: The bibliographical research was carried out through review procedures defined by the analysis of information content, academic-scientific journals, but also scientific books related to the topic. Searches in journals were carried out based on three
descriptors: inclusion, autism and curricular adaptation. Thus, based on the study, we
found that curriculum adaptation represents educational possibilities to deal with the
learning difficulties of the students in question. We found out further that they exist
big and small modifications and their distinguishing properties. As such, they assist in
the teaching process and are essential to meet the needs of students with autism.
Therefore, it can be concluded that this work contributes to the discussion about the
need for curricular adjustments when autistic people are integrated into educational
institutions, because although the research has shown that this is a challenge, specialists in education have made such adjustments and we can say that the inclusion process is very important for these students, who are the target audience of special education. However, given the relevance of this topic, further research and discussion are still needed. | pt_BR |
dc.format.extent | 42 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Transtornos do espectro autista | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem – Matemática – Prática | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Professores de matemática – Formação | pt_BR |
dc.title | Adaptação pedagógica e elaboração de materiais didáticos no ensino de matemática para aluno com transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.type | trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Licenciatura em Matemática | |
dc.contributor.member | Silva, Sandra Aparecida Fraga da | |
dc.contributor.member | Thiengo, Edmar Reis | |
dc.contributor.member | Reis, Solange Taranto de | |
Redes Sociais