Adaptação pedagógica e elaboração de materiais didáticos no ensino de matemática para aluno com transtorno do espectro autista

Jardim, Maria das Dores Soares Damaceno (2023)

trabalho de conclusão de curso

RESUMO: Esta pesquisa é resultado de um trabalho de conclusão de curso que objetiva descrever o que diferentes autores apontam sobre adaptações pedagógicas e apresentar experiências com uso de materiais didáticos que permitem trabalho com matemática para inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (TEA). Busca inicialmente compreender autores que abordam sobre inclusão, autismo e adaptação pedagógica. Trata de uma pesquisa que na primeira etapa foi bibliográfica para compreender a questão da adaptação pedagógica e num segundo momento apresenta uma experiência a partir da inserção no estágio não supervisionado com trabalho de ensino de matemática para um aluno autista de uma turma de 3º ano de uma escola municipal de Vitória. Desta forma, com base no estudo, descobriu-se que a adaptação curricular representa possibilidades educativas de lidar com as dificuldades de aprendizagem dos alunos em questão. Adaptações e materiais didáticos, auxiliam no processo de ensino e são essenciais para atender às necessidades dos alunos com autismo. Portanto, pode-se concluir que existe uma demanda de discussão sobre a necessidade de ajustes curriculares quando os autistas são integrados em instituições de ensino. Os resultados apontam que a professora precisou estar atenta às necessidades específicas de cada aluno para buscar materiais didáticos específicos para cada objetivo, no caso desta pesquisa, para o ensino de números, agrupamentos e sistema de numeração decimal.

ABSTRACT: The bibliographical research was carried out through review procedures defined by the analysis of information content, academic-scientific journals, but also scientific books related to the topic. Searches in journals were carried out based on three descriptors: inclusion, autism and curricular adaptation. Thus, based on the study, we found that curriculum adaptation represents educational possibilities to deal with the learning difficulties of the students in question. We found out further that they exist big and small modifications and their distinguishing properties. As such, they assist in the teaching process and are essential to meet the needs of students with autism. Therefore, it can be concluded that this work contributes to the discussion about the need for curricular adjustments when autistic people are integrated into educational institutions, because although the research has shown that this is a challenge, specialists in education have made such adjustments and we can say that the inclusion process is very important for these students, who are the target audience of special education. However, given the relevance of this topic, further research and discussion are still needed.


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