Show simple item record

Sobre o tempo: quadrinhos da LAerte e poemas de Mário Quintana para a formação do leitor responsivo

dc.contributor.advisorLeite, Priscila de Souza Chisté
dc.contributor.authorSouza, Daize Miranda Oliveira
dc.date.accessioned2023-08-22T19:51:36Z
dc.date.available2023-08-22T19:51:36Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationSOUZA, Daize MIranda Oliveira. Sobre o tempo: quadrinhos da Laerte e poemas de Mário Quintana para a formação do leitor responsivo. 2023. 111 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras), Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3574
dc.description.abstractRESUMO: A pesquisa teve como objetivo analisar, compreender e verificar, junto aos estudantes da 5° etapa da EJA, como os quadrinhos da Laerte, em diálogo com os poemas de Quintana, podem despertar a responsividade nos educandos de tal etapa educacional. Tratou-se de uma pesquisa dialógica, ancorada teoricamente nos preceitos de Bakhtin (2020), com ênfase no dialogismo, na polifonia, na alteridade e na responsividade. Ademais, apoiamo-nos em Cândido (2005) e Goldstein (2006). A partir da pesquisa, elaboramos um produto educativo em formato de e-book, com proposição de atividades que suscitaram respostas, pois dialogou com as individualidades encontradas em sala de aula, além de ter subsidiado a leitura e compreensão dos poemas de Mário Quintana e dos quadrinhos da Laerte.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The research aimed to analyze, understand and verify with students of the 5th stage of EJA how Laerte's comics in dialogue with Quintana's poems can awaken responsiveness in students of such educational stage. It was a dialogic research, theoretically anchored in the precepts of Bakhtin (2020), with emphasis on dialogism, polyphony, alterity and responsiveness. Furthermore, we rely on Cândido (2005) and Goldstein (2006). Based on the research, we developed an educational product in e book format with a proposition of activities that elicited responses, as it dialogued with the individualities found in the classroom, in addition to having subsidized the reading and understanding of poems by Mário Quintana and the Laertes comics.pt_BR
dc.format.extent111 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectLeitura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDialogismo (Análise literária)pt_BR
dc.subjectPrática de ensino - Leiturapt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa (Ensino fundamental) - Estudo e Ensinopt_BR
dc.titleSobre o tempo: quadrinhos da LAerte e poemas de Mário Quintana para a formação do leitor responsivopt_BR
dc.typedissertacaopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal Fluminense (UFF)pt_BR
dc.identifier.capes23001011069P5pt_BR
ifes.knowledgeAreaPrograma de Mestrado Profissional em Letraspt_BR
dc.contributor.memberLeite, Priscila de Souza Chisté
dc.contributor.memberCarvalho, Letícia Queiroz de
dc.contributor.memberMello, Marisol Barenco Corrêa de


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record