Sobre o tempo: quadrinhos da LAerte e poemas de Mário Quintana para a formação do leitor responsivo

Souza, Daize Miranda Oliveira (2023)

dissertacao

RESUMO: A pesquisa teve como objetivo analisar, compreender e verificar, junto aos estudantes da 5° etapa da EJA, como os quadrinhos da Laerte, em diálogo com os poemas de Quintana, podem despertar a responsividade nos educandos de tal etapa educacional. Tratou-se de uma pesquisa dialógica, ancorada teoricamente nos preceitos de Bakhtin (2020), com ênfase no dialogismo, na polifonia, na alteridade e na responsividade. Ademais, apoiamo-nos em Cândido (2005) e Goldstein (2006). A partir da pesquisa, elaboramos um produto educativo em formato de e-book, com proposição de atividades que suscitaram respostas, pois dialogou com as individualidades encontradas em sala de aula, além de ter subsidiado a leitura e compreensão dos poemas de Mário Quintana e dos quadrinhos da Laerte.

ABSTRACT: The research aimed to analyze, understand and verify with students of the 5th stage of EJA how Laerte's comics in dialogue with Quintana's poems can awaken responsiveness in students of such educational stage. It was a dialogic research, theoretically anchored in the precepts of Bakhtin (2020), with emphasis on dialogism, polyphony, alterity and responsiveness. Furthermore, we rely on Cândido (2005) and Goldstein (2006). Based on the research, we developed an educational product in e book format with a proposition of activities that elicited responses, as it dialogued with the individualities found in the classroom, in addition to having subsidized the reading and understanding of poems by Mário Quintana and the Laertes comics.