Show simple item record

Ensino de Ciências em Salas Ambiente: Interação e Aprendizagem Através do Ensino por Investigação

dc.contributor.advisorNeto, Giovani Zanetti
dc.contributor.authorMorais, Kristian Karla Inácio de Souza
dc.date.accessioned2023-08-22T18:35:26Z
dc.date.available2023-08-22T18:35:26Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationMORAIS, Kristian Karla Inácio de Souza. Ensino de Ciências em Salas Ambiente: Interação e Aprendizagem através do Ensino por Investigação. 2023. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vila Velha, Vila Velha, 2023..pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3573
dc.description.abstractO processo de ensino aprendizagem pode ser pensado numa perspectiva de que os estudantes são sujeitos históricos e produtores de cultura e devem estar diretamente envolvidos nesse movimento, podendo estabelecer de forma contínua e com sentidos a produção do conhecimento. Neste viés, apresentamos neste trabalho uma proposta para o ensino de Ciências em espaço de Sala Ambiente. Para isso foi elaborada uma Sequência Didática com o tema de Transformações Química e desenvolvida com estudantes de uma turma de 6o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Vitória, ES, numa abordagem de ensino de Ciências por investigação. Durante o desenvolvimento da pesquisa foram produzidos dados por meio de gravações de vídeos, registros em diário de bordo, pesquisas com perguntas abertas e fechadas e observações, com intencionalidade de construir evidências que nos possibilitasse analisar se o ensino de Ciências em Sala Ambiente pode contribuir para as aprendizagens dos estudantes. Os dados analisados sugerem a importância da centralidade da mediação docente demonstrando as relações sociais que são possíveis estabelecer nesse espaço de aprendizagem, a interação dos estudantes em Sala Ambiente como possibilidade de aprendizagem por meio de troca de experiências e o ensino de Ciências por meio de atividades investigativas que permitiu aos estudantes realização de atividades oportunizando-os a problematizar, levantar hipóteses, averiguar e tirar suas conclusões. A pesquisa e os dados analisados sugerem corroborar a importância dos aspectos físico e social na produção do conhecimento dos alunos.pt_BR
dc.format.extent148 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectSalas Ambientept_BR
dc.subjectEnsino por Investigaçãopt_BR
dc.titleEnsino de Ciências em Salas Ambiente: Interação e Aprendizagem Através do Ensino por Investigaçãopt_BR
dc.typedissertacao_mestradopt_BR
dc.publisher.localVila Velhapt_BR
ifes.campusCampus_Vila_Velhapt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
dc.identifier.capes30004012002P7pt_BR
ifes.knowledgeAreaEnsino de ciências e matemáticapt_BR
ifes.researchAreaEDUCAÇAO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADApt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2040429017342187pt_BR
ifes.course.underposgraduatePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
dc.contributor.memberSena, Denise Rocco de
dc.contributor.memberTrazzi, Patricia Silveira da Silva
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/7378659077068719pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6636-2069pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record