Ensino de Ciências em Salas Ambiente: Interação e Aprendizagem Através do Ensino por Investigação
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O processo de ensino aprendizagem pode ser pensado numa perspectiva de que os estudantes são sujeitos históricos e produtores de cultura e devem estar diretamente envolvidos nesse movimento, podendo estabelecer de forma contínua e com sentidos a produção do conhecimento. Neste viés, apresentamos neste trabalho uma proposta para o ensino de Ciências em espaço de Sala Ambiente. Para isso foi elaborada uma Sequência Didática com o tema de Transformações Química e desenvolvida com estudantes de uma turma de 6o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Vitória, ES, numa abordagem de ensino de Ciências por investigação. Durante o desenvolvimento da pesquisa foram produzidos dados por meio de gravações de vídeos, registros em diário de bordo, pesquisas com perguntas abertas e fechadas e observações, com intencionalidade de construir evidências que nos possibilitasse analisar se o ensino de Ciências em Sala Ambiente pode contribuir para as aprendizagens dos estudantes. Os dados analisados sugerem a importância da centralidade da mediação docente demonstrando as relações sociais que são possíveis estabelecer nesse espaço de aprendizagem, a interação dos estudantes em Sala Ambiente como possibilidade de aprendizagem por meio de troca de experiências e o ensino de Ciências por meio de atividades investigativas que permitiu aos estudantes realização de atividades oportunizando-os a problematizar, levantar hipóteses, averiguar e tirar suas conclusões. A pesquisa e os dados analisados sugerem corroborar a importância dos aspectos físico e social na produção do conhecimento dos alunos.
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