Show simple item record

Avaliação da qualidade de serviços de uma empresa especializada no transporte rodoviário de passageiros

dc.contributor.advisorCarmo, Cintia Tavares do
dc.contributor.authorRibeiro, Alexandre Cominoti
dc.date.accessioned2023-08-21T20:40:59Z
dc.date.available2023-08-21T20:40:59Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationRIBEIRO, Alexandre Cominoti. Avaliação da qualidade de serviços de uma empresa especializada no transporte rodoviário de passageiros. 2023. 47 p. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) - Instituto Federal do Espírito Santo, Cariacica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3568
dc.description.abstractRESUMO: Este trabalho tem como objetivo avaliar a qualidade na prestação de serviços da Viação Águia Branca, uma empresa de transporte rodoviário intermunicipal e interestadual de passageiros, com sede em Cariacica, no Espírito Santo. O estudo utilizou como base a ferramenta SERVPERF e elaborou um estudo de caso, com um questionário de 12 itens aplicado a 1.422 clientes do serviço prestado pela Companhia para identificar quais pontos característicos são relevantes e devem sofrer melhorias. A partir da priorização dos itens por meio de uma análise de quartis, identificaram-se três itens com as menores notas de desempenho, categorizados como críticos, sendo eles, “Qualidade da internet Wi-Fi”, “As condições do local de embarque e desembarque” e “A pontualidade no horário previsto de chegada do ônibus ao destino final da viagem”. A partir disso, foram propostas soluções frente às avaliações feitas e identificadas como críticas. Por fim, apresentam-se os principais achados da pesquisa, bem como as recomendações para trabalhos futuros.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This study aims to evaluate the quality of services provided by an intercity and interstate passenger road transport company, based in Cariacica, Espírito Santo. The study uses the SERVPERF tool as a basis and, by using this instrument, the present case study was elaborated with a 12-item questionnaire applied to 1,422 customers of the service provided by the company. The study sought to identify which characteristic points are relevant and have openings for improvement. Considering the prioritization of the items through a quartile analysis, items categorized as critical were identified, as the following: "Quality of the Wi-Fi internet", "The conditions of the place of boarding and unboarding" and "The punctuality of the estimated time of arrival of the bus at the final destination of the trip”. Then, solutions were proposed in view of the evaluations made and identified as critical. Finally, the main suggestions and recommendations for future work are presented.pt_BR
dc.format.extent47 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_restritopt_BR
dc.subjectQualidade em serviçospt_BR
dc.subjectSERVPERFpt_BR
dc.subjectTransporte rodoviário de passageirospt_BR
dc.titleAvaliação da qualidade de serviços de uma empresa especializada no transporte rodoviário de passageirospt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localCariacicapt_BR
ifes.campusCampus_Cariacicapt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5292248978388988pt_BR
ifes.course.undergraduateEngenharia de Produção
dc.contributor.memberGonçalves, Tiago José Menezes
dc.contributor.memberMedeiros, Rodrigo Loureiro
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/0396446235663490pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/7596436038069916pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5334-4104pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6656-830Xpt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0683-819Xpt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record