Show simple item record

INSERÇÃO DA PROGRAMAÇÃO EM BLOCOS NO PLANEJAMENTO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (IFES) – CAMPUS NOVA VENÉCIA

dc.contributor.advisorSilva, Jamile Borges da
dc.contributor.authorCalvi, Gerllys Speroto
dc.date.accessioned2023-08-18T16:31:32Z
dc.date.available2023-08-18T16:31:32Z
dc.date.issued2023-07-04
dc.identifier.citationCALVI, Gerllys Speroto. Inserção da programação em blocos no planejamento curricular dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Ifes – Campus Nova Venécia. 2023. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3557
dc.description.abstractEste projeto de intervenção tem por objetivo investigar as possibilidades de inserção da programação em blocos no planejamento curricular dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus Nova Venécia. Como aporte teórico, fundamentam este trabalho os autores Papert (1980,2008), Resnick (2020), Yin (2001,2005,2016), Valente (1993), Lakatos e Marconi (2008), Bacich e Morán (2018). A metodologia utilizada é de caráter qualitativa exploratória e o método consiste em estudo de caso. Apoiado em análise documental de diversos documentos institucionais e entrevistas semiestruturadas com os professores de Informática e Matemática e a equipe de Gestão Pedagógica. A partir dos dados coletados, realizou uma análise, por meio da triangulação de dados, permitindo obter uma visão de determinado assunto de vários pontos de vista. Como resultado, produziu-se uma proposta de intervenção para atualizar a ementa da disciplina de Informática, dos Cursos Técnicos Integrados de Mineração e Edificação a fim de inserir a programação em blocos como conteúdo programático. Além disso, foi criado um projeto interdisciplinar que possibilitará o estudo de funções lineares e quadrática, baseando-se nos preceitos da Matemática e Programação em Blocospt_BR
dc.format.extent117 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Informática,pt_BR
dc.subjectEnsino de Programaçãopt_BR
dc.subjectScratchpt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectPlanejamento Curricularpt_BR
dc.titleINSERÇÃO DA PROGRAMAÇÃO EM BLOCOS NO PLANEJAMENTO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (IFES) – CAMPUS NOVA VENÉCIApt_BR
dc.typedissertacao_mestradopt_BR
dc.contributor.advisor-coRios, Renan Osório
dc.publisher.localSalvador - BApt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal da Bahiapt_BR
ifes.author.latteshttps://lattes.cnpq.br/8125397336663332pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Nova_Veneciapt_BR
dc.identifier.capes28001010091P8pt_BR
dc.contributor.memberOliveira, Carloney Alves de
dc.contributor.memberAlmeida, Rosileia Oliveira de
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação, Currículo e Inovações Pedagógicaspt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record