dc.contributor.advisor | Silva, Jamile Borges da | |
dc.contributor.author | Calvi, Gerllys Speroto | |
dc.date.accessioned | 2023-08-18T16:31:32Z | |
dc.date.available | 2023-08-18T16:31:32Z | |
dc.date.issued | 2023-07-04 | |
dc.identifier.citation | CALVI, Gerllys Speroto. Inserção da programação em blocos no planejamento curricular dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Ifes – Campus Nova Venécia. 2023. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3557 | |
dc.description.abstract | Este projeto de intervenção tem por objetivo investigar as possibilidades de inserção
da programação em blocos no planejamento curricular dos cursos técnicos integrados
ao Ensino Médio, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus Nova Venécia.
Como aporte teórico, fundamentam este trabalho os autores Papert (1980,2008),
Resnick (2020), Yin (2001,2005,2016), Valente (1993), Lakatos e Marconi (2008),
Bacich e Morán (2018). A metodologia utilizada é de caráter qualitativa exploratória e
o método consiste em estudo de caso. Apoiado em análise documental de diversos
documentos institucionais e entrevistas semiestruturadas com os professores de
Informática e Matemática e a equipe de Gestão Pedagógica. A partir dos dados
coletados, realizou uma análise, por meio da triangulação de dados, permitindo obter
uma visão de determinado assunto de vários pontos de vista. Como resultado,
produziu-se uma proposta de intervenção para atualizar a ementa da disciplina de
Informática, dos Cursos Técnicos Integrados de Mineração e Edificação a fim de
inserir a programação em blocos como conteúdo programático. Além disso, foi criado
um projeto interdisciplinar que possibilitará o estudo de funções lineares e quadrática,
baseando-se nos preceitos da Matemática e Programação em Blocos | pt_BR |
dc.format.extent | 117 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Informática, | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Programação | pt_BR |
dc.subject | Scratch | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Planejamento Curricular | pt_BR |
dc.title | INSERÇÃO DA PROGRAMAÇÃO EM BLOCOS NO PLANEJAMENTO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (IFES) – CAMPUS NOVA VENÉCIA | pt_BR |
dc.type | dissertacao_mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Rios, Renan Osório | |
dc.publisher.local | Salvador - BA | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
ifes.author.lattes | https://lattes.cnpq.br/8125397336663332 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Nova_Venecia | pt_BR |
dc.identifier.capes | 28001010091P8 | pt_BR |
dc.contributor.member | Oliveira, Carloney Alves de | |
dc.contributor.member | Almeida, Rosileia Oliveira de | |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação, Currículo e Inovações Pedagógicas | pt_BR |
Redes Sociais