M-Learning aplicado à educação fiscal no ensino da matemática

Lima, Auxiliadora Astolfo (2023-05-23)

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RESUMO: A presente pesquisa visou discutir uma proposta de prática pedagógica para alunos do ensino médio técnico envolvendo o m-learning, a ser trabalhada na disciplina de matemática, sobre a temática de educação fiscal. A bibliografia utilizada como base para o desenvolvimento teórico do trabalho envolveu autores como Mascarelo et al. (2021), Fadel (2014) e Sonego e Behar (2019). A metodologia ativa escolhida foi a gamificação, que utiliza-se dos desafios de jogos para motivar ações de engajamento. O problema de pesquisa pautou-se no questionamento de como m-learning, pode ser utilizado para educação fiscal no ensino da matemática. O objetivo geral do estudo consistiu em propor uma proposta de prática pedagógica envolvendo o m-learning aplicado à educação fiscal na matemática. Já os objetivos específicos visaram compreender o m-learning no contexto da prática pedagógica, demonstrar a metodologia ativa no contexto da Educação Técnica e Tecnológica e explorar a gamificação como ferramenta no espaço educacional. Por fim, evidenciou-se a aplicabilidade do m-learning em sala de aula como ferramenta auxiliadora do processo de ensino aprendizagem. Palavras-chave: mobile learning, gamificação, prática pedagógica.

ABSTRACT: This research aimed to discuss a proposal for a pedagogical practice for technical high school students involving m-learning, to be worked on in the mathematics discipline, on the subject of tax education. The bibliography used as a basis for the theoretical development of the work involved authors such as Mascarelo et al. (2021), Fadel (2014) and Sonego and Behar (2019). The active methodology chosen was gamification, which uses game challenges to motivate engagement actions. The research problem was based on the question of how m-learning can be used for fiscal education in mathematics teaching. The general objective of the study was to discuss a proposal for a pedagogical practice involving m-learning applied to tax education in mathematics. The specific objectives aimed to understand m-learning in the context of pedagogical practice, demonstrate the active methodology in the context of Technical and Technological Education and explore gamification as a tool in the educational space. Finally, the applicability of m-learning in the classroom as an auxiliary tool in the teaching-learning process was evidenced. Keywords: mobile learning, gamification, pedagogical practice.


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