Debate sobre vacinação obrigatória: uma proposta pedagógica para cursos da área da saúde no Ensino Profissional e Tecnológico
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RESUMO: O uso de ferramentas pedagógicas em alternativa às metodologias educacionais tradicionais configura de importante e significativo apoio na aprendizagem de discentes, sobretudo na esfera de cursos profissionalizantes e tecnológicos que integram a Educação Profissional, especificamente na área da Saúde, em que a teoria deve ser muito bem associada à prática, haja vista a necessidade de esforços para diminuir e evitar casos de evasão escolar, colateralmente incidindo na melhora de índices de qualidade no processo ensino-aprendizagem. Objetivou-se a implementação do debate enquanto ferramenta de discussão e argumentação dentro da metodologia ativa da sala de aula invertida, em que alunos argumentariam sobre o tema de imunização compulsória, buscando entender o posicionamento favorável ou contra dos discentes sobre a hipótese inicial. O trabalho lançou mão de uma proposta de prática pedagógica por meio de debate, didaticamente estruturada e organizada de acordo com o nível de escolaridade e disposição das aulas, tudo isso apoiado na literatura sobre o tema. Esperou-se, portanto, que os alunos se empenhassem na realização do debate, expusessem seus pontos de vista tanto favorável ou contrário ao que inicialmente havia sido proposto e o docente, por meio de avaliação individual e enquanto grupo dos alunos, mediasse o debate e trouxesse para a realidade a importância de se discutir temas pertinentes como o tal.
ABSTRACT: The use of pedagogical tools as an alternative to traditional educational methodologies constitutes an important and significant support in student learning, especially in the sphere of professional and technological courses that integrate Professional Education, specifically in the area of Health, in which theory must be very well associated with practice, given the need for efforts to reduce and avoid cases of school dropout, collaterally affecting the improvement of quality indices in the teaching-learning process. The objective was to implement the debate as a tool for discussion and argumentation within the active methodology of the flipped classroom, in which students would argue about the subject of compulsory immunization, seeking to understand the favorable or against position of the students on the initial hypothesis. The work made use of a proposal of pedagogical practice through debate, didactically structured and organized according to the level of education and arrangement of classes, all of which supported by the literature on the subject. It was expected, therefore, that the students committed themselves to carrying out the debate, expressing their points of view, either favorable or contrary to what was initially proposed, and the teacher, through individual evaluation and as a group of students, mediated the debate and bring to reality the importance of discussing relevant topics such as this.
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