Concepções e desafios de estudantes-pesquisadores na construção de projetos articulados à ciência, tecnologia e sociedade

Oliveira, Maicon Charles Mariano de ; Castro, Mirella Guedes de Lima (2023)

tcc

A presença de mostras científicas, no contexto educacional, enobrece a divulgação, materialização e sensibilização dos conhecimentos construídos, cooperativamente, entre educandos e educadores. Nesse cenário, oportunizar pedagogias que contribuem para a construção de projetos inerentes ao movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), corrobora significativamente para a geração de estudantes autônomos, críticos, motivados e, sobretudo, pesquisadores. Dessa forma, averiguar os impasses desfavoráveis a tais propostas, se faz necessário para transformar fatores que se contrapõem a formação dos sujeitos. Concernente a essas ideias, a presente pesquisa objetivou investigar os desafios enfrentados para a produção de projetos que se articulam a perspectiva CTS, a partir da concepção de estudantes-pesquisadores da II Mostra Científica da instituição de ensino privado Núcleo Educacional Piaget (NEP) – Praia de Itaparica, de Vila Velha, Espírito Santo. Mediante as etapas da mostra, aplicou-se a metodologia de cunho exploratório e quali-quantitativo. Inicialmente, foram identificados e selecionados os alunos com intenção de efetivar trabalhos CTS. A posteriori, esses grupos discentes foram submetidos a prática pedagógica Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). A análise e coleta de dados sucedeu-se com observações participantes e entrevistas procedidas nos processos formativos. Estudou-se os levantamentos e as vivências de onze estudantes-pesquisadores, especificamente seis pertencentes ao ensino fundamental II e cinco do ensino médio. Identificou-se quatro equipes e projetos com temas relevantes as áreas das ciências humanas e da natureza. Apesar de ter confirmado êxitos relativos as produções científicas, potencial emancipação discente, criatividade, cooperatividade, favorecimento de diálogos pertinentes à alfabetização e letramento científico, a ABP também evidenciou grandes dificuldades relacionadas a compreensão e estruturação dos trabalhos científicos, indisponibilidade física e cognitiva devido as demandas e rotina da escola, conflitos associados a concretização de trabalhos e críticas quanto ao fomento de hábitos competitivos entre os estudantes-pesquisadores. Salienta-se para a presença de professores continuamente capacitados e empenhados ao desenvolvimento de práticas pedagógicas ativas à modalidade Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e ensino básico, como propõe a ABP, junto a um ambiente educativo propício a construção de estudantes-pesquisadores, integralizados e humanitários.

The presence of scientific exhibitions, in the educational context, ennobles the dissemination, materialization and awareness of knowledge built, cooperatively, between students and educators. In this case, providing opportunities for pedagogies that contribute to the construction of projects belonging to the Science, Technology and Society (STS) movement, helps significantly to generate autonomous, critical, motivated students and mostly, researchers. Therefore, investigating the impasses unfavorable to such proposals is necessary to transform factors that oppose the formation of the individual. Concerning these ideas, the present research aimed to investigate the challenges faced in the production of projects that articulate the STS perspective, with the conception of student-researchers and participants of the II Scientific Exhibition in the private school Núcleo Educacional Piaget (NEP) – Praia de Itaparica, from Vila Velha, Espírito Santo. Through the pedagogical activities, an exploratory and quali-quantitative methodology was applied. Initially, students with the intention of doing STS projects were identified and separated. Subsequently, these student groups were submitted to the Project-Based Learning (PBL) pedagogical practice. The participant observations and interviews, through the formative processes, contributed to the production and analysis of the data. The surveys and experiences of eleven student-researchers were studied, specifically six middle school students and five high school students. Four teams of students with projects relevant to the areas of human sciences and nature were identified. Despite having confirmed successes related to scientific production, potential student emancipation, creativity, cooperation, favoring dialogues relevant to literacy and scientific literacy, the PBL also showed great difficulties related to the understanding and structuring of scientific works, physical and cognitive unavailability due to the demands and school routine, conflicts associated with carrying out work and criticism regarding the promotion of competitive habits among student-researchers. It should be noted the presence of teachers who are continually trained and committed to the development of active pedagogical practices to the Professional and Technological Education (PTE) and basic education modality, as proposed by the PBL, together with an educational environment conducive to the construction of research, completed and humanitarian students.


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