dc.contributor.advisor | Martinelli Filho, Nelson | |
dc.contributor.author | Pimenta, Bruno Nicoli | |
dc.date.accessioned | 2023-08-11T14:19:09Z | |
dc.date.available | 2023-08-11T14:19:09Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | PIMENTA, Bruno Nicoli. O testemunho e a poesia de Alex Polari na formação do leitor literário no ensino fundamental II. 2023. 208 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Mestrado Profissional em Letras – Profletras, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3522 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Esta pesquisa, desenvolvida no âmbito do programa de Mestrado Profissional em
Letras – Profletras, do Instituto Federal do Espírito Santo - IFES campus Vitória,
inserida na linha de estudos literários, pretende investigar como a literatura de
testemunho, materializada na poesia de Alex Polari, preso político durante o regime
militar, contida na obra Inventário de cicatrizes, pode contribuir para a formação do
leitor literário nos anos finais do ensino fundamental, bem como esta pode ser uma
via para o desenvolvimento do pensamento crítico dos educandos diante da realidade
que os rodeia, além de contribuir para o não apagamento da memória histórica do
período em que a democracia e a liberdade estiveram cerceadas pelo autoritarismo
durante a ditadura militar. Para tanto, este trabalho se apoiará nos pressupostos
teóricos de Seligmann-Silva (2010), sobre o conceito de testemunho; Walter Benjamin
(2020), acerca da perspectiva filosófica da história; Jeanne Marie Gagnebin (2009)
sobre memória e esquecimento; nas pesquisas históricas do brasilianista Thomas
Skidmore (1988); nas contribuições acerca da leitura e da formação do leitor literário
de Regina Zilberman (2012), Marisa Lajolo (2000) e Maria Amélia Dalvi (2018). A
metodologia utilizada está firmada nas bases da pesquisa qualitativa, apoiada em
alguns preceitos da pesquisa-ação (Thiollent, 1986). O resultado deste trabalho
almejou a construção de um caderno educativo com proposta interventiva para
contribuir com professores de Língua Portuguesa na prática de leitura de textos
literários no ambiente escolar. | pt_BR |
dc.format.extent | 208 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Polari, Alex, 1950- | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino – Leitura | pt_BR |
dc.subject | Professores – Formação | pt_BR |
dc.subject | Ditadura - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa (Ensino fundamental) – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | O testemunho e a poesia de Alex Polari na formação do leitor literário no ensino fundamental II | pt_BR |
dc.type | dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Federal de Goiás (UFG) | pt_BR |
dc.identifier.capes | 23001011069P5 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Linguagens e Letramentos | pt_BR |
ifes.researchArea | Estudos literários | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Mestrado Profissional em Letras | |
dc.contributor.member | Martinelli Filho, Nelson | |
dc.contributor.member | Ramalhete, Mariana Passos | |
dc.contributor.member | Paula, Marcelo Ferraz de | |
Redes Sociais