Show simple item record

O testemunho e a poesia de Alex Polari na formação do leitor literário no ensino fundamental II

dc.contributor.advisorMartinelli Filho, Nelson
dc.contributor.authorPimenta, Bruno Nicoli
dc.date.accessioned2023-08-11T14:19:09Z
dc.date.available2023-08-11T14:19:09Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationPIMENTA, Bruno Nicoli. O testemunho e a poesia de Alex Polari na formação do leitor literário no ensino fundamental II. 2023. 208 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Mestrado Profissional em Letras – Profletras, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3522
dc.description.abstractRESUMO: Esta pesquisa, desenvolvida no âmbito do programa de Mestrado Profissional em Letras – Profletras, do Instituto Federal do Espírito Santo - IFES campus Vitória, inserida na linha de estudos literários, pretende investigar como a literatura de testemunho, materializada na poesia de Alex Polari, preso político durante o regime militar, contida na obra Inventário de cicatrizes, pode contribuir para a formação do leitor literário nos anos finais do ensino fundamental, bem como esta pode ser uma via para o desenvolvimento do pensamento crítico dos educandos diante da realidade que os rodeia, além de contribuir para o não apagamento da memória histórica do período em que a democracia e a liberdade estiveram cerceadas pelo autoritarismo durante a ditadura militar. Para tanto, este trabalho se apoiará nos pressupostos teóricos de Seligmann-Silva (2010), sobre o conceito de testemunho; Walter Benjamin (2020), acerca da perspectiva filosófica da história; Jeanne Marie Gagnebin (2009) sobre memória e esquecimento; nas pesquisas históricas do brasilianista Thomas Skidmore (1988); nas contribuições acerca da leitura e da formação do leitor literário de Regina Zilberman (2012), Marisa Lajolo (2000) e Maria Amélia Dalvi (2018). A metodologia utilizada está firmada nas bases da pesquisa qualitativa, apoiada em alguns preceitos da pesquisa-ação (Thiollent, 1986). O resultado deste trabalho almejou a construção de um caderno educativo com proposta interventiva para contribuir com professores de Língua Portuguesa na prática de leitura de textos literários no ambiente escolar.pt_BR
dc.format.extent208 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectLiteratura – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPolari, Alex, 1950-pt_BR
dc.subjectPrática de ensino – Leiturapt_BR
dc.subjectProfessores – Formaçãopt_BR
dc.subjectDitadura - Brasilpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa (Ensino fundamental) – Estudo e ensinopt_BR
dc.titleO testemunho e a poesia de Alex Polari na formação do leitor literário no ensino fundamental IIpt_BR
dc.typedissertação de mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de Goiás (UFG)pt_BR
dc.identifier.capes23001011069P5pt_BR
ifes.knowledgeAreaLinguagens e Letramentospt_BR
ifes.researchAreaEstudos literáriospt_BR
ifes.course.underposgraduateMestrado Profissional em Letras
dc.contributor.memberMartinelli Filho, Nelson
dc.contributor.memberRamalhete, Mariana Passos
dc.contributor.memberPaula, Marcelo Ferraz de


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record