O testemunho e a poesia de Alex Polari na formação do leitor literário no ensino fundamental II

Pimenta, Bruno Nicoli (2023)

dissertação de mestrado

RESUMO: Esta pesquisa, desenvolvida no âmbito do programa de Mestrado Profissional em Letras – Profletras, do Instituto Federal do Espírito Santo - IFES campus Vitória, inserida na linha de estudos literários, pretende investigar como a literatura de testemunho, materializada na poesia de Alex Polari, preso político durante o regime militar, contida na obra Inventário de cicatrizes, pode contribuir para a formação do leitor literário nos anos finais do ensino fundamental, bem como esta pode ser uma via para o desenvolvimento do pensamento crítico dos educandos diante da realidade que os rodeia, além de contribuir para o não apagamento da memória histórica do período em que a democracia e a liberdade estiveram cerceadas pelo autoritarismo durante a ditadura militar. Para tanto, este trabalho se apoiará nos pressupostos teóricos de Seligmann-Silva (2010), sobre o conceito de testemunho; Walter Benjamin (2020), acerca da perspectiva filosófica da história; Jeanne Marie Gagnebin (2009) sobre memória e esquecimento; nas pesquisas históricas do brasilianista Thomas Skidmore (1988); nas contribuições acerca da leitura e da formação do leitor literário de Regina Zilberman (2012), Marisa Lajolo (2000) e Maria Amélia Dalvi (2018). A metodologia utilizada está firmada nas bases da pesquisa qualitativa, apoiada em alguns preceitos da pesquisa-ação (Thiollent, 1986). O resultado deste trabalho almejou a construção de um caderno educativo com proposta interventiva para contribuir com professores de Língua Portuguesa na prática de leitura de textos literários no ambiente escolar.