Proposta de melhoria pedagógica do projeto oficinas 4.0 a partir de uma análise exploratória dos dados de conclusão
tcc
O projeto "Oficinas 4.0" é um programa de educação profissionalizante que busca atualizar a formação dos estudantes em relação aos conceitos da Indústria 4.0. Ele visa desenvolver competências relacionadas ao empreendedorismo, inovação e uso das tecnologias digitais da Economia 4.0. O programa consiste em oficinas extracurriculares realizadas em espaços de construção coletiva, com duração de dez meses e direcionadas a estudantes de ensino médio técnico, graduação e pós-graduação. Os quatro pilares do programa são: espaço físico equipado com tecnologias digitais, professores capacitados, oficinas voltadas para formação no uso das tecnologias digitais e parcerias com o setor produtivo. O projeto encontra-se em seu terceiro ciclo e o objetivo deste trabalho é realizar uma análise exploratória dos dados de conclusão dos dois primeiros ciclos do projeto. Ao final da análise, os resultados foram interpretados, buscando identificar insights e pontos de melhoria que possam contribuir para aprimorar a qualidade da formação profissional oferecida pelo programa.
Redes Sociais