Método de correção do preço de venda em uma indústria do setor plástico

Caran, José Fernando Teixeira (2023)

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RESUMO: No contexto da gestão contemporânea das organizações, compreender os fatores que influenciam na formação do preço de venda é essencial para tomar decisões gerenciais adequadas. Nesse sentido, este trabalho de pesquisa visa propor um método justificável para corrigir o preço de venda em uma empresa do setor de plástico, localizada no estado do Espírito Santo. Para alcançar esse objetivo, destaca-se a importância de adotar uma abordagem estratégica na tomada de decisão, considerando a política comercial, o comportamento dos concorrentes e o gerenciamento do volume de vendas. A pesquisa adota um estudo de caso como metodologia, utilizando a matriz SWOT como um guia estratégico para identificar oportunidades. Com base nessa análise, percebeu-se a necessidade de ajustar a metodologia de correção do preço de venda, levando em consideração tanto os dados internos da empresa, como a política comercial e a gestão do produto, quanto os dados externos, relacionados ao mercado e à concorrência. Para auxiliar nesse processo, foram utilizadas ferramentas de Business Intelligence, como o Power BI, que possibilitaram uma visualização mais clara dos cenários de atuação e a definição de uma metodologia de precificação mais precisa. A empresa conseguiu manter sua competitividade no mercado, trabalhando dentro da política comercial estabelecida, o que resultou em um aumento significativo no volume de vendas. Como resultado, foi alcançado um retorno financeiro desejado pelos acionistas, com um ganho absoluto de 22% nos itens dentro da política de preços.

ABSTRACT: In the context of contemporary management of organizations, understanding the factors that influence the formation of the sale price is essential to make appropriate management decisions. In this sense, this research work aims to propose a justifiable method to correct the sale price in a company in the plastic sector, located in the state of Espírito Santo. To achieve this objective, the importance of adopting a strategic approach in decision-making is highlighted, considering commercial policy, the behavior of competitors and the management of sales volume. The research adopts a case study methodology, using the SWOT matrix as a strategic guide to identify opportunities. Based on this analysis, it was noticed the need to adjust the sales price correction methodology, taking into account both the company's internal data, such as the commercial policy and product management, as well as external data, related to the market and to the competition. To assist in this process, Business Intelligence tools were used, such as Power BI, which enabled a clearer view of the performance scenarios and the definition of a more accurate pricing methodology. The company managed to maintain its competitiveness in the market, working within the established commercial policy, which resulted in a significant increase in sales volume. As a result, the financial return desired by shareholders was achieved, with an absolute gain of 22% on items within the price policy.


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