UMA ANÁLISE DA DIVERSIDADE NOS EVENTOS ESCOLARES NA REDE MUNICIPAL E ESTADUAL DE NOVA VENÉCIA-ES

Dourado, Ana Paula Silva (2023-08-10)

tcc

A presente pesquisa teve por objetivo principal analisar o cotidiano escolar, enfatizando os eventos escolares que nela são realizados, aplicando-se a Geografia, uma ciência que compreende a relação do homem com o meio ambiente. O desenvolvimento dessa pesquisa iniciou-se no ano de 2021. O trabalho foi organizado metodologicamente em algumas fases: na primeira, foi realizado um levantamento bibliográfico com o intuito de aprofundar o conhecimento referente aos eventos escolares; no segundo momento, realizou-se a pesquisa de campo, dividida em duas etapas. No primeiro momento da pesquisa de campo, foi feito um levantamento em duas escolas, sendo uma da rede Municipal e a outra da rede Estadual em Nova Venécia, tendo como critério de escolha a escola Estadual que abrangeu alunos dos terceiros anos do ensino médio, que estiveram a mais tempo na escola e uma da rede Municipal. Esse levantamento foi feito através de entrevistas com um pedagogo de cada escola. A partir da primeira coleta de dados, a pesquisa foi para a segunda fase, na qual apenas na escola de ensino médio foram coletados dados dos alunos, por meio de um questionário, disponibilizado através de um link na plataforma do Google Forms. Depois, foi entrevistada uma professora de Geografia, que se disponibilizou a participar, além da pedagoga da instituição. A análise foi feita por meio da triangulação dos dados obtidos em cada uma das fases. Diante dos objetivos específicos, buscamos construir um referencial teórico com o intuito de aprofundar os conhecimentos referentes aos eventos escolares. Além disso, procuramos refletir como o ambiente escolar lida com as diversidades identitárias e culturais nesse processo. Por fim, foram analisados os trabalhos que fizeram a junção desses dois campos de conhecimento numa perspectiva interdisciplinar. A análise dos dados revelou que a escola está trilhando novos caminhos, aproximando-se cada vez mais de projetos e metodologias inclusivas. Por outro lado, foram identificados, também, alguns desafios, como a formação continuada dos profissionais da educação. Porém, mesmo com todos os percalços, o trabalho nos mostrou que a função da escola pode ser alcançada.


Collections: